Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15698
Título: Travessias: necessidades, desafios e percepções sobre aprendizagem matemática por alunos no 1º ano do ensino médio
Autor(es): Satiro, Camila Sousa
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Dificuldades de Aprendizagem
Ensino médio
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: É perceptível que a disciplina de Matemática é reconhecida como uma barreira para muitos alunos. Há dificuldades de aprendizagem apresentadas por alguns alunos e a afinidade demonstrada por outros. No entanto perante essa incoerência, a maioria reconhece seu valor tanto no contexto escolar como na sociedade. Com essa compreensão este trabalho foi realizado com o objetivo à compreender as razões que levam os alunos a apresentarem dificuldades na aprendizagem de Matemática, buscando por meio da realidade uma análise dos fatores que subjazem as aprendizagens matemáticas dos alunos do 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Américo de Almeida, na cidade de São José de Espinharas (PB). A pesquisa desenvolvida é do tipo quanti-qualitativa na qual foi aplicado um questionário como instrumento de coleta de dados. Como resultado, foi possível observar que há certo desinteresse pela disciplina e tal fato é consequência de diversos obstáculos provenientes de uma metodologia educacional tradicional. Diante dessa situação, pode-se afirmar a utilização pelo professor de novas metodologias que despertem o interesse do aluno pode ser um possível caminho para trazer os conteúdos matemáticos para o cotidiano dos alunos e possibilitar aprendizagens significativas.
Descrição: SATIRO, C. S. Travessias: necessidades, desafios e percepções sobre aprendizagem matemática por alunos no 1º ano do ensino médio. 2017. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15698
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Sousa Sátiro.pdf853.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.