Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15709
Título: Estudo sobre os malefícios da fibra de amianto: Um grande passo para seu banimento global
Autor(es): Paiva, Carla de Arruda
Palavras-chave: Asbesto
Comércio do amianto
Amianto - Doenças
Amianto
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: O grande avanço da indústria, sem dúvida alguma, trouxe benefícios à população. Nessa concepção, encontramos a utilização da química, transformando substâncias que existem na natureza em produtos, numa grande escala, que serão proveitosos para a vida. Porém, esses avanços e modernização não chegaram sozinhos. O alto índice de doenças, como o câncer, vem aumentando rapidamente com o passar dos anos, logo após a explosão da revolução da química moderna. Quando passamos a associar o aumento do número de pessoas com doenças graves e a evolução das indústrias, pode-se questionar se, de fato, todos esses produtos fabricados são totalmente livres de substâncias prejudicais à saúde. É o caso do amianto, uma fibra mineral cancerígena utilizada em diversos produtos como caixas d’água, telhas, tijolos refratários, entre tantos outros. Diante dessa questão, muitas vezes ignorada ou não divulgada como deveria, o presente trabalho buscou levantar informações acerca do amianto, com o objetivo de divulgar os malefícios que essa fibra traz para a população em geral. Inicialmente, foram coletadas informações sobre o amianto, dados de mortalidade de doenças relacionadas à fibra no país, bem como um estudo do seu comércio na cidade de Campina Grande/PB e nos laboratórios das duas principais universidades da Paraíba. Os resultados obtidos mostraram um grande número de óbitos em todo o país, por consequência da exposição por muitos anos à fibra. Embora seja banido em muitos países há alguns anos, aqui no Brasil seu uso ainda foi permitido até pouco tempo, sendo proibido, por completo, em novembro de 2017. Antes, em poucos estados e cidades do Brasil, o amianto já havia sido banido. No entanto, ainda é possível encontrar produtos à base de amianto na cidade de Campina Grande. Entretanto, nota-se que há uma tendência a substituir os produtos por outros de materiais alternativos, ainda mais com sua recente proibição. Nesse trabalho, pode-se concluir que não há mais o que se provar quanto a nocividade do amianto. Casos totais de óbitos e de pessoas que possuem doenças são alarmantes. Até em cidades em que o amianto ainda não havia sido banido, como é o caso de Campina Grande/PB, não se encontram tantos produtos no comércio. Esse fato pode indicar um começo de conscientização da população para os perigos à saúde.
Descrição: PAIVA, C. de A. Estudo sobre os malefícios da fibra de amianto: Um grande passo para seu banimento global. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15709
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carla de Arruda Paiva.pdfPDF - Carla de Arruda Paiva15.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.