Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15711
Título: Análise de risco como fundamento de sistema de gestão ambiental de uma indústria de cachaça artesanal na Paraíba
Autor(es): Wanderley, Luan Dias
Palavras-chave: Análise de risco ambiental
Gestão ambiental
Indústria da cachaça
Impactos ambientais
Data do documento: 4-Dez-2017
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os riscos ambientais e a saúde do trabalhador no processo produtivo da cachaça. A partir de uma revisão da literatura especializada no assunto foi realizada uma análise exploratória para um melhor conhecimento de toda a produção. A metodologia utilizada foi a Análise de Modos e Efeitos de Falhas (FMEA), tendo sido realizados planejamento, elaboração, discussão e preenchimento do formulário FMEA, e em seguida, foi realizada a hierarquização dos riscos propondo suas devidas medidas mitigadoras. Após o preenchimento do formulário, foram construídos dois cenários, um cenário sem a implementação de medidas de gerenciamento ambiental e de proteção ao trabalhador (Cenário 1) e outro que prever adoção de medidas de proteção ambiental em todas as etapas do processo, tomando como base o Engenho Beatriz (Cenário 2), localizado no município de Alagoa Nova-PB. A avaliação de risco no cenário 1 mostrou que em relação ao meio ambiente o maior risco é a emissão de gases pelas caldeiras, já em relação à saúde do trabalhador o maior risco analisado foi a inalação de gases. Para o cenário 2, após melhoria na gestão ambiental da empresa, os riscos tiveram uma redução, mostrando resultados significativos. A análise de risco foi satisfatória para o objetivo do trabalho.
Descrição: WANDERLEY, L. D. Análise de risco como fundamento de sistema de gestão ambiental de uma indústria de cachaça artesanal na Paraíba. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15711
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luan Dias Wanderley.pdfPDF - Luan Dias Wanderley10.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.