Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15714
Título: Estudo comparativo de força e flexibilidade em praticantes e não praticantes do ballet clássico em Campina Grande – PB
Autor(es): Barbosa, Renally Chagas
Palavras-chave: Força de resistência
Flexibilidade
Ballet clássico
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: O ballet clássico possui princípios de postura e colocação do corpo exigindo do bailarino a máxima amplitude nos movimentos articulares, precisão nos giros sobre o eixo corporal e o perfeito domínio na busca de uma técnica perfeita e apurada. O presente estudo teve como objetivo verificar a melhora da flexibilidade e da força de praticantes dessa arte. A fim de investigar, comparar e comprovar a importância do ballet clássico no desenvolvimento da amplitude articular juntamente com trabalho de força de resistência. A amostra foi composta por dez bailarinas clássicas (com mais de sete anos de prática, dos 14 aos 20 anos de idade) do Studio de dança Fernanda Barreto, em Campina Grande e por mais 10 meninas da mesma faixa etária, não praticantes. A flexibilidade foi avaliada através do método sentar e alcançar. Priorizando as medidas lineares, calculando a distância do ponto do corpo até o local mais distante deste, sendo uma adaptação ao banco de Wells. Após, todas foram submetidas a avaliação de força através do salto vertical com auxilio e sem auxílio dos braços. Com isso, foi comparado e verificado os dados no programa Excel, e comprovado a importância e a eficácia dessas aulas. Sendo a Flexibilidade e a Força necessárias para a performance do ballet clássico.
Descrição: BARBOSA, R. C. Estudo comparativo de força e flexibilidade em praticantes e não praticantes do ballet clássico em Campina Grande – PB. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15714
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renally Chagas Barbosa.pdfPDF - Renally Chagas Barbosa3.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.