Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15717
Título: Programa de qualidade de vida e promoção de saúde do Sistema Indústria da Paraíba
Autor(es): Souza, Hivson Hayan Matias de
Palavras-chave: Programa de Qualidade de Vida
Ginástica laboral
Doenças ocupacionais
Atividade física
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: O Programa de Qualidade de Vida vem ganhando espaço em meio às pequenas e grandes empresas que admitem um grande percentual de colaboradores, tendo em vista as doenças relacionadas ao trabalho, psicológicas e físicas, sendo as mais comuns as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). A falta de motivação do colaborador é um dos principais motivos que levam o mesmo a não praticar atividades físicas, ou até mesmo a falta de tempo. Essa falta de atividades físicas contribui significativamente para o desgaste do mesmo. Portanto, a ginástica laboral e atividades como massagem laboral, caminhada e corrida, treinamento funcional e turismos ecológicos, são ferramentas que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, pois tem o papel de diminuir ou até mesmo eliminar os níveis de doenças ocupacionais, contribuindo de maneira significativa na saúde corporal e mental. Assim como também a ergonomia, que propicia ao colaborador uma maior segurança no trabalho, fazendo com que exerça sua função de maneira correta, evitando complicações de saúde futuras devido a posturas inadequadas. O presente trabalho trata-se de um Relato de Experiência no qual foi apresentado as vivências dos colaboradores em um programa de qualidade de vida, promoção de saúde e bem-estar implantado no Sistema Indústria da Paraíba. Concluiu-se que as atividades de promoção de saúde trazem resultados significativos, tanto para o próprio trabalhador como para a empresa, uma vez que reduz os gastos com ocorrências de doenças ocupacionais, promovendo saúde e bem-estar.
Descrição: SOUZA, H. H. M. de. Programa de qualidade de vida e promoção de saúde do Sistema Indústria da Paraíba. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15717
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hivson Hayan Matias de Souza.pdfPDF - Hivson Hayan Matias de Souza8.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.