Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15728
Título: Aplicação do planejamento experimental na avaliação do mesocarpo do coco verde para a remoção de corantes têxteis presentes em águas residuárias
Autor(es): Xavier, Cinthia Sany França
Palavras-chave: Tratamento de efluentes
Adsorção
Corantes têxteis
Mesocarpo do coco verde
Data do documento: 28-Nov-2017
Resumo: A contaminação dos recursos hídricos pode ser apontada como um dos grandes problemas ambientais, sendo provocada muitas vezes pelo descarte inadequado dos rejeitos gerados pela indústria o que acarreta grande preocupação aos ambientalistas, uma vez que causam alterações nas condições naturais do meio onde são descartados. Dentre as indústrias responsáveis pela geração desses efluentes se destaca a indústria têxtil, pois além de consumir grande quantidade de água e de insumos químicos, gera grandes volumes de efluentes ricos em matéria orgânica e ainda fortemente tingidos por corantes que não se fixaram às fibras dos tecidos. Nesse contexto, os processos de adsorção surgem como uma técnica de tratamento eficaz no que diz respeito ao custo, flexibilidade e facilidade de operação, pois não sofrem influência da composição do efluente (toxicidade e degradabilidade). Nesta pesquisa o mesocarpo do coco verde foi utilizado como um bioadsorvente. O mesmo foi triturado, seco e peneirado obtendo-se assim uma farinha com a finalidade de se avaliar o seu potencial no tratamento de águas residuárias, contendo corantes têxteis sintéticos. Em suma, por meio de todas as observações e dos resultados obtidos, podemos constatar que a farinha do mesocarpo do coco mostrou-se um adsorvente atrativo, apresentando bons resultados na redução do corante Tupy, em torno de 53% de eficiência na redução do corante e se constituindo como uma boa opção para sua utilização como adsorvente por se tratar de um resíduo de fácil obtenção e manipulação, além de apresentar boa capacidade de remoção do corante têxtil Tupy bordô.
Descrição: XAVIER, C. S. F. Aplicação do planejamento experimental na avaliação do mesocarpo do coco verde para a remoção de corantes têxteis presentes em águas residuárias. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15728
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cinthia Sany França Xavier.pdfPDF - Cinthia Sany França Xavier9.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.