Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15730
Título: Cuidados farmacêuticos na atenção básica e suas contribuições na saúde pública
Autor(es): Dias, Rosilda da Silva
Palavras-chave: Serviços farmacêuticos
Farmácia clínica
Doenças crônicas não transmissíveis
Assistência farmacêutica
Data do documento: 28-Nov-2017
Resumo: O cuidado farmacêutico está inserido na Assistência Farmacêutica, que exerce um importante papel na Atenção Básica à Saúde e constitui a ação integrada do farmacêutico com a equipe de saúde, centrada no usuário, para promoção, proteção e recuperação da saúde e prevenção de agravos. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo realizar os serviços farmacêuticos na Atenção Básica à Saúde e avaliar os resultados apresentados pelos portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes mellitus tipo 2 (DM2). Tratou-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva realizada em duas Estratégias de Saúde da Família no distrito de Galante, no município de Campina Grande – PB. A amostra contou com 68 usuários do Programa de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes mellitus (HIPERDIA). Destes, 44 (65%) foram do gênero feminino e a média de idade dos pacientes foi de 63±13 anos. O grupo de usuários foi representado por 49 pacientes (72%) portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), 18 pacientes (26%) portadores de HAS e Diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e apenas 1 (2%) era portador apenas de DM2. A análise de Obesidade Central revelou que a maioria dos pacientes possui valores acima do considerado normal. Quanto ao controle Glicêmico, a maior parte dos pacientes demonstraram estar com a glicemia capilar com valores inferiores a 200 mg.dL^-1 de glicose. Na avaliação da Média e do Desvio Padrão nos 3 períodos, 2014-2015, 2015-2016 e 2016-2017, constatou-se que a população se manteve na classificação de Pré-hipertensos, em sua maioria. Quanto ao Índice de Massa Corpórea (IMC), em 2017, 33% deles estavam em normalidade. Neste teste os pacientes se mantiveram dentro de critérios para sobrepeso em todo o período, embora tenha havido significância (p<0,05) apenas no intervalo de (2016-2017, p= 0,028), indicando que neste período a população teve tendência a reduzir o IMC, atingindo critérios de normalidade. Na análise de Resultados Negativos Relacionados aos Medicamentos (RNM´s), constatou-se problemas de Inefetividade não-quantitativa, devido à presença de Interações entre medicamentos, em sua grande maioria. As interações mais frequentes ocorreram entre hidroclorotiazida e glibenclamida. Ainda houve uma parcela de 7 pacientes (10%) que apresentou RNM´s de Segurança. Percebe-se neste caso, que é de fundamental importância que o profissional Farmacêutico faça parte da equipe multidisciplinar em Saúde, pois ele é capaz de realizar a monitorização terapêutica dos medicamentos, acompanhamento farmacoterapêutico de cada um desses pacientes, a fim de que seja possível estabilizar o quadro da HAS e/ou DM e dar autonomia para que o paciente se mantenha saudável e tenha controle nas condições de sua saúde, por meio da educação em saúde.
Descrição: DIAS, R. da S. Cuidados farmacêuticos na atenção básica e suas contribuições na saúde pública. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15730
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosilda da Silva Dias.pdfPDF - Rosilda da Silva Dias7.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.