Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15739
Título: Amazônia azul: vulnerabilidade ou potencialidade?
Autor(es): Florêncio, Ana Raphaela de Melo
Palavras-chave: Atlântico Sul
Amazônia Azul
Poder marítimo brasileiro
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: O Brasil é um país que respira pelo mar, sua costa é voltada para o Atlântico Sul, e essa é a última fronteira nacional a ser consolidada. O presente trabalho foca na defesa do mar territorial brasileiro, esse território tem cerca de 4,5 milhões de km², repleto de recursos naturais vivos e não-vivos, por tal riqueza adquiriu o nome de “Amazônia Azul”. Utilizando da teoria geopolítica de Poder Marítimo, o trabalho visa analisar os arcabouços marítimos do Brasil para a defesa da costa atlântica. O tema em questão é de suma importância para estudiosos de geopolítica brasileira, estudos de defesa, segurança e estratégia brasileira. Mesmo possuindo a maior costa atlântica do mundo o Brasil é uma grande nação que não possui sua própria Grande Estratégia, os livros de defesa nacional são um início para se chegar no que de fato é uma Grande Estratégia. O trabalho usa de livros e artigos voltados para o Atlântico Sul de militares e civis, teoria do Poder Marítimo do estudo da Geopolítica, documentos e dados nacionais federais e militares para concluir se a costa brasileira é uma vulnerabilidade ou potencialidade. O trabalho é dividido em quatro capítulos, o primeiro faz uma introdução sobre as invasões históricas pela costa e uma contextualização da situação atual do litoral brasileiro. O segundo capítulo fala sobre a teoria do poder marítimo pelo Mahan e Till, características da Marinha do Brasil e uma comparação do Brasil com outros países selecionados. A terceira parte trata do pensamento marítimo brasileiro, quais os projetos em andamento na Marinha para o desenvolvimento da maritimidade, como os livros de defesa estão estruturados e quais as organizações internacionais voltadas para o Atlântico Sul. E a última parte trata da conjuntura internacional que o Brasil está inserido, cinco possíveis ameaças são apresentadas diante e qual a importância que elas devem ter para o desenvolvimento de uma política de defesa bem estruturada. Baseado nesses fatos constata-se que a costa brasileira é uma vulnerabilidade devido às suas potencialidades e a falta de uma Grande Estratégia, material e pessoal insuficiente e inadequados, fraca capacidade operacional e deficiência do pensamento marítimo na sociedade, governo e documentos de defesa.
Descrição: FLORÊNCIO, A. R. de M. Amazônia azul: vulnerabilidade ou potencialidade?. 2017. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15739
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Raphaela de Melo Florêncio.pdfAna Raphaela de Melo Florêncio31.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.