Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15745
Título: Estudo geográfico da área de proteção ambiental da Barra do Rio Mamanguape com enfoque para a comunidade indígena de Jaraguá - Rio Tinto/PB
Autor(es): Carlos, Robson da Silva
Palavras-chave: Proteção ambiental
Rio Mamanguape
Comunidade Jaraguá
Data do documento: 2017
Resumo: A região em que se insere a Área de Proteção Ambiental acerca do Rio Mamanguape/PB sofreu uma forte alteração nas formas de posse e uso da terra associada à expansão canavieira na região, estimulada pelo Proálcool, Programa do Governo Federal de incentivo a produção de álcool combustível automotivo. Segundo o relatório final da caracterização ambiental e socioeconômica da região estuarina do Rio Mamanguape, realizado pelo IBAMA em 1991. Muitos sítios desapareceram cedendo lugar à cana-de-açúcar. Desde então, existe uma preocupação crescente com as zonas de interferências socioeconômicas nesse bioma, sobretudo devido à expansão do cultivo da cana-de-açúcar, do corte do manguezal, da pesca predatória e, mais recentemente, com a construção de viveiros para a criação de camarão marinho, sem uma definição clara das medidas de manejo necessárias para a conservação dos manguezais e ambientes do entorno. As Áreas de Proteção Ambiental em áreas estuarinas apresentam características que permitem atividades rurais, condicionadas pelas condições e regras apresentadas em sua definição. Contudo, devem ser incorporados instrumentos que auxiliem a sociedade e os órgãos gestores a definirem estratégias voltadas à gestão das potencialidades do ambiente, das realidades econômicas e dos anseios sociais. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, acompanhada de pesquisa empírica exploratória, realizada junto dos moradores da Comunidade Indígena de Jaraguá no estuário do Rio Mamanguape. Diante desse contexto a presente pesquisa teve o propósito analisar as atividades agrícolas acerca das relações sociais do uso dos recursos naturais na comunidade Indígena de Jaraguá, na zona rural do município de Rio Tinto/PB, no estuário do rio Mamanguape, buscando verificar as características e o perfil socioeconômico dos agricultores; descrever o manejo dos recursos naturais necessários ao desenvolvimento das culturas e identificar e diagnosticar a problemática decorrente do uso potencial de tais recursos naturais acerca da atividade rural.
Descrição: CARLOS, R. da S. Estudo geográfico da área de proteção ambiental da Barra do Rio Mamanguape com enfoque para a comunidade indígena de Jaraguá - Rio Tinto/PB. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15745
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Robson da Silva Carlos.pdfPDF - Robson da Silva Carlos9.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.