Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15747
Título: Identificação das formas antropogênicas de relevo e sua implicação na morfodinâmica atual da cidade de Itapororoca - PB
Autor(es): Oliveira, Lidiane Silva de
Palavras-chave: Relevo antropogênico
Área urbana
Movimentos de massa
Data do documento: 2017
Resumo: Com o processo evolutivo da Terra, o relevo terrestre enfrentou diferentes modificações naturais, através de agentes internos e externos. Porém, com o decorrer dos anos, o Homem introduziu suas técnicas ao meio, e as ações antrópicas determinaram alterações importantes na dinâmica natural, tanto pela utilização de tecnologias avançadas em obras de engenharia como em atividades de interação com a natureza que não encorpasse tanta tecnologia. O estudo da geomorfologia antropogênica está relacionado com a transformação do seu relevo original e suas consequências futuras na dinâmica geomorfológica, principalmente em ambientes urbanos. Na cidade de Itapororoca-PB, necessidades de fixar moradias e estabelecer vias de acesso vêm causando diversas modificações na morfologia original do relevo. Porém, essas mudanças utilizam técnicas inadequadas e sem planejamento urbano que minimizem as consequências dessas modificações a curto, médio e longo prazo. Por este motivo, o trabalho tem como objetivo principal verificar as intervenções humanas sobre o relevo, que podem desencadear processos de inundação e movimento de massa na área urbana do município de Itapororoca-PB. Para o melhor entendimento da temática houve um levantamento bibliográfico, à exemplo de Peloggia (1997), Guerra e Guerra (2011) e Zalasiewicz e Williams (2008). Foram também realizadas visitas à campo e utilizados softwares, que auxiliaram na elaboração de mapas com o intuito obter informações mais precisas sobre relevo urbano. Nesse trabalho, as principais formas de relevo antropogênico observadas na cidade, foram cortes de talude para construção de moradias e aterros em alguns bairros. A discussão desta problemática visou principalmente expor alguns questionamentos sobre as diferentes ações antrópicas, tendo em vista adquirir uma visão crítica sobre esta realidade.
Descrição: OLIVEIRA, L. S. de. Identificação das formas antropogênicas de relevo e sua implicação na morfodinâmica atual da cidade de Itapororoca - PB. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15747
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidiane Silva de Oliveira.pdfPDF - Lidiane Silva de Oliveira8.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.