Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15749
Título: Dinâmica territorial e manutenção do poder em Guarabira, Paraíba
Autor(es): Andrade, Alysson Bezerril de
Palavras-chave: Geopolítica
Território
Fragmentação
Oligarquias
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho foi realizado sobre a temática da geopolítica, tendo como objetivo de estudo a análise sobre a fragmentação territorial sofrida pelo município de Guarabira entre os períodos das emancipações políticas de seus distritos, fazendo uma análise econômica e social, bem como relatar as situações ocorridas na microrregião de Guarabira, como a fragmentação ocorrida através da influência econômica e a luta pelo poder político, e a rixa entre famílias oligárquicas. Nessa perspectiva a base teórica que se apresenta, destaca autores como: (LEAL, 1949); (MAGNOLI, 1986); (NUNES, 2015); (GOMES, 2015); (BURSZTYN, 2008); (SANTANA, 2006); (SANTIAGO, 2011); (SANTOS, 2008); (MARIANO, 2015). Estes autores fortalecem o estudo da geografia política. A ideia é de que esse trabalho possa contribuir para o conhecimento geohistorico do município de Guarabira, e para ajudar em futuras pesquisas. A pesquisa se deu tanto no campo teórico, quanto na pesquisa empírica, com observações em campo acerca da fragmentação territorial vivida. Guarabira com sua fragmentação territorial perdeu uma área superior ao seu território atual e deixou de ser destaque na economia e na demografia do Estado da Paraíba. Houve um retrocesso em sua dinâmica socioeconômica, mesmo se considerando que todos os municípios oriundos da sua base territorial, ainda guardam significativa dependência e influência advinda de Guarabira.
Descrição: ANDRADE, A. B. de. Dinâmica territorial e manutenção do poder em Guarabira, Paraíba. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15749
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alysson Bezerril de Andrade.pdfPDF - Alysson Bezerril de Andrade7.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.