Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15750
Título: Atividades de educação/sensibilização ambiental no combate ao turismo predatório na comunidade Ouricuri, Serra do Espinho, Pilões/PB
Autor(es): Gomes, Neuza da Silva
Palavras-chave: Preservação
Conscientização ambiental
Impactos ambientais
Data do documento: 2017
Resumo: A Serra do Espinho é o nome dado às elevações da vertente oriental do Planalto da Borborema, na área ocupada pelo município de Pilões/PB, em direção ao município de Cuitegi/PB. Apesar de ser um ambiente ocupado por pequenas comunidades, de proporcionar a produção agrícola e pecuária, a manutenção de florestas e animais e ainda ter forte potencial turístico, essa área possui limitações sociais, econômicas e ambientais. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é fazer um estudo na comunidade de Ouricuri, na Serra do Espinho, com Atividades de educação/sensibilização ambiental no combate ao turismo predatório na comunidade Ouricuri, Serra do Espinho, Pilões/PB. O trabalho iníciou com levantamento bibliográfico, reconhecimento de campo, levantamento e mapeamento das trilhas e atividades voltadas para o despertar de uma conscientização/sensibilização ambiental, constando de contato e diálogo com os moradores e turistas, para apresentar o potencial geoambiental da área e a importância da conservação do ambiente natural que possuem. Os resultados mostraram que parte dos moradores e visitantes tem consciência do quão prejudicial é o descarte do resíduos sólidos em local inadequado, tanto para a natureza quanto para a saúde dos mesmos, porém, nem todos recolhem o resíduos sólidos que produzem, e apenas reclamam da falta de lixeiras e de pessoas responsáveis para realizar a coleta de resíduos sólidos. Embora com toda essa dificuldade, os moradores e turistas estão começando aprender a valorizar o seu potencial natural e social, procurando desenvolver um turismo rural sustentável.
Descrição: GOMES, N. da S. Atividades de educação/sensibilização ambiental no combate ao turismo predatório na comunidade Ouricuri, Serra do Espinho, Pilões/PB. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15750
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Neuza da Silva Gomes.pdfPDF - Neuza da Silva Gomes5.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.