Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15752
Título: A influência da adição de nanotubos de carbono nos compósitos de cimento Portland
Autor(es): Ribeiro, Allyson Teixeira
Palavras-chave: Nanotecnologia
Aplicação da Nanotecnologia
Nanotecnologia na Construção Civil
Construção Civil
Data do documento: 30-Nov-2017
Resumo: Este artigo busca, inicialmente, rever os correntes conceitos de nanotecnologia e as aplicações de nanomateriais usados na indústria da construção. Um novo material que vem se destacando nessa área é o nanotubo de carbono. Suas propriedades físicas, químicas, e mecânicas, além da grande capacidade de associação com outros materiais, contribuindo para a sua aplicação no setor construtivo. Com suas excelentes propriedades mecânicas, elétricas e térmicas, os nanotubos de carbono poderiam revolucionar os principais materiais da engenharia civil, fazendo com que fosse possível produzir materiais ainda mais resistentes, além de melhorar suas características elétricas e térmicas. Nanotubos de carbono são cilindros de dimensões nanométricas, formados por folhas de grafeno. O grafeno é na atualidade um dos mais promissores nanomateriais em estudo no mundo, devido às suas excelentes propriedades elétricas, térmicas e ópticas. Para a sua produção diversos métodos têm sido pesquisados. O objetivo principal perseguido por esse trabalho foi investigar a importância da adição de nanotubos de carbono em compósitos de cimento Portland, fabricados em diferentes concentrações, e a comparação das suas propriedades com as do cimento convencional, sem nanotubos. Os nanotubos podem ser uma boa alternativa para reforço em matrizes de cimento Portland, pois mostrou ganhos benéficos quando adicionados ao cimento Portland.
Descrição: RIBEIRO, A. T. A influência da adição de nanotubos de carbono nos compósitos de cimento Portland. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15752
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allyson Teixeira Ribeiro.pdf5.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.