Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15754
Título: O vácuo quântico e o efeito Casimir
Autor(es): Santos, Aline Marques dos
Palavras-chave: Efeito Casimir
Vácuo Quântico
Quantização de Energia
Data do documento: 29-Nov-2017
Resumo: Buscamos com este trabalho fazer uma crítica ao conceito de vácuo, como sinônimo de espaço vazio. Defendendo assim a visão quântica do vácuo, na qual mesmo no estado de vácuo existe energia, a qual chamaremos de energia do vácuo. Para tal, realizamos uma revisão bibliográfica a respeito de um de um efeito relacionada a essa energia, o qual é mensurável por inúmeros experimentos. Efeito o qual foi proposto pelo físico holandês, Hendhik B. G. Casimir, no ano de 1948. No qual, levando em consideração apenas as condições de contorno de duas placas, que se encontram eletricamente neutras e paralelas no vácuo quântico, existiria uma atração entre as placas, a qual é atribuída a energia do estado fundamental, ou energia do vácuo. Efeito esse que foi posteriormente nomeado de Efeito Casimir, em sua homenagem. Buscamos aqui demostrar a quantização da energia do campo eletromagnético, assim como realizar o cálculo da força de Casimir. E sabendo-se que esse efeito já foi experimentalmente comprovado, não faz mais sentido abordamos nos dias de hoje, o conceito de vácuo, como sinônimo de nada.
Descrição: SANTOS, A. M. O vácuo quântico e o efeito Casimir. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15754
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Marques dos Santos.pdf29.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.