Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15760
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Diniz, Damiana Karla Torres | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-14T15:34:56Z | - |
dc.date.available | 2018-03-14T15:34:56Z | - |
dc.date.issued | 2011-11-14 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 327.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15760 | - |
dc.description | DINIZ, D. K. T. O uso da história da Matemática na construção dos conceitos aritméticos. 2011. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo de como abordar a História da Matemática nas séries iniciais. Para tal intento, optou-se pelo campo da aritmética, uma vez que inúmeros alunos apresentam dificuldades associadas a conceitos aritméticos. Diante das mudanças que vem ocorrendo na educação, fica cada vez mais difícil despertar nos alunos o interesse por aulas cuja metodologia baseia-se apenas na reprodução de conceitos que lhe são apresentados em sala de aula. Portanto, verifica-se que a História da Matemática busca a contextualização desses conteúdos. Procurou-se identificar as concepções dos alunos acerca da matemática e, em relações aos professores, analisar as indagações e dificuldades na realização dessa metodologia em sala de aula. A mesma foi desenvolvida no período de agosto a setembro de 2011, a partir de uma abordagem quanti- qualitativa. Através dos resultados, observou-se que a história da matemática vai além de um procedimento motivador, pois permite reflexões que auxiliam tanto na formação do professor quanto na dos alunos, e ainda podem contribuir para a re- elaboração de conceitos matemáticos. Entretanto, verifica-se também que a mesma tem se desenvolvido de maneira fragmentada e isolada, de modo que muitos professores ainda têm a mentalidade de que a História da Matemática não contribui no processo de ensino da matemática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Aritmética | pt_BR |
dc.title | O uso da história da Matemática na construção dos conceitos aritméticos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 82 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Damiana Karla Torres Diniz.pdf | 13.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.