Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15768
Título: O desenvolvimento das relações Brasil-Paraguai durante o Stronismo
Autor(es): Xavier, Ravik de Andrade
Palavras-chave: Ditadura
Stronismo
Desenvolvimentismo
Integraçao regional
Relações bilaterais
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: Na segunda metade do século XX, vários países sul-americanos foram governados por ditaduras militares, mas o caso do Paraguai é singular. Durante um período de 35 anos sob o comando do general Alfredo Stroessner, alterou sua política externa. Assim, o país revisitou a sua história, pôs de lado rivalidades advindas de guerra, assinou acordos econômicos com o Brasil e contribuiu para a integração regional do continente. O objetivo do artigo é principalmente demonstrar como a aproximação do Brasil e do Paraguai, durante os seus respectivos governos militares, contribuíram para o surgimento de um bloco econômico como o Mercosul. Para tanto, a pesquisa a ser apresentada aborda um período de tempo que compreendeu desde os anos anteriores à Guerra do Paraguai na década de 1860 até pouco depois dos governos militares na América do Sul, mantendo o foco no período Stronista de 1954 a 1989. Logo, o que se pôde observar foi que a aproximação entre os dois países é advinda de uma busca por um desenvolvimento acelerado em um curto período de tempo que os dois países tinham na época. Também se notou que a influência externa na América do Sul foi determinante para o surgimento e a manutenção dos governos militares no continente. Dessa forma, a perspectiva do ponto de vista econômico, baseada em tratados bilaterais, proporcionou uma aproximação significativa entre o Brasil e o Paraguai.
Descrição: XAVIER, R. de A. O desenvolvimento das relações Brasil-Paraguai durante o Stronismo. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15768
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ravik de Andrade Xavier.pdfRavik de Andrade Xavier10.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.