Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15771
Título: Análise cultural do ritmo musical do nordeste brasileiro: o forró como ferramenta de estudo geográfico
Autor(es): Macêdo Júnior, Josemar Bernardo de
Palavras-chave: Geografia cultural
Forró
Escola
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho, traz uma realidade a respeito da importância da geografia cultural nos estudos das espacialidades, fortemente calcado nas mais diversas formas, valores, costumes peculiares, sob influência de caráter regional, onde essa característica irá determinar a diversidade existente na sociedade e nas problemáticas geográfica, introduzindo o forró e um dos seus principais representantes, além de abordar a essência do mesmo que retrata a cultura popular, e tem como umas das principais ferramenta de divulgação da cultura nordestina, com avanços da globalização, o ritmo cultural musical forró passou por transições e ramificações na década de 1990 e principalmente nos anos 2000. A metodologia adotada nesta análise se baseia em pesquisas bibliográficas, focalizada em teorias como as de CORRÊA & ROSENDAHL, (2003), onde diz que a cultura se trata de um conjunto de técnicas, saberes diversos, que conduz o próprio indivíduo nas relações sociais, e na construção e desenvolvimento da sociedade. A principal questão deste trabalho é entender como a música sendo trabalhada no processo de ensino e aprendizagem nas escolas e na própria geografia. A música permite trabalhar algumas questões da sociedade que irá olhar mais para o indivíduo buscando combater preconceito, já que o próprio sertanejo foi praticamente obrigado a estudar as cartilhas que retratava a realidade do sul e sudeste do país. Com isso os indivíduos serão instigados e motivados através da música a entender esse meio de arte tão apreciado por todas as classes sociais, pode ser utilizado como ferramenta eficaz na exaltação da cultura nordestina conceituada na geografia e na concepção de espaço e preservação. Contudo, atualmente o que é patrocinado, divulgado e reverenciado para todos ouvir, são canções que remete a fatores banais e destrutivos para o consumo sem moderação de uma sociedade alienada pelo sistema capitalista. Então, é de extrema importância resgatar o forró tradicional que fala da nossa cultura, nos mais variados aspectos naturais, social, econômico, manifestações populares, romantismo entre outros; ligados a questões de gênero musical, interação a racionalização e a massificação que tem a capacidade de popularizar o consumo mediático que aborda toda a circunstância e a disseminação do conhecimento, a partir de um ritmo que vai lapidando a sociedade no processo da aprendizagem.
Descrição: MACÊDO JÚNIOR, J. B. de. Análise cultural do ritmo musical do nordeste brasileiro: o forró como ferramenta de estudo geográfico. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15771
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josemar Bernardo de Macêdo Júnior.pdfPDF - Josemar Bernardo de Macêdo Júnior6.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.