Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15774
Título: Um estudo acerca das potencialidades do turismo rural no município de Alagoa Grande
Autor(es): Silva, Jonas Alves da
Palavras-chave: Turismo
Prática social
Meio rural
Data do documento: 2017
Resumo: Para que exista atividade turística no meio rural é preciso levar em consideração alguns aspectos, tais como: recursos paisagísticos (atrativos naturais e humanos), infraestrutura adequada e capacitação da população local, para que a área se torne um local aprazível para receber turistas. O turismo rural ainda é um segmento relativamente novo em relação aos outros tipos de turismo e encontra-se em fase de expansão no Brasil. Entender como se configura a prática dessa atividade é importante para que se tenha percepção do potencial da região. A pesquisa ocorre em Alagoa Grande, um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na microrregião do Brejo Paraibano e tem como finalidade analisar o potencial do turismo no espaço rural do município. A motivação do estudo é investigar como os empreendimentos no município agregam valores capazes de denominar a área em questão como território turístico (apropriação dos espaços pela prática social do turismo). Para a concretização dessa proposta de trabalho foram realizadas duas etapas, a saber: referente ao levantamento de dados, estes foram obtidos de duas formas principais – através de fontes primárias e secundárias, sendo uma integrante da outra. O método escolhido para o desenvolvimento do estudo foi o descritivo, que segundo Dencker apud Cairo (2003), corresponde a uma investigação empírica cuja finalidade é delinear ou analisar fenômenos, avaliar programas ou isolar variáveis. Esquematicamente a monografia está dividida em 6 partes, a saber: 1) Introdução, 2) Referencial teórico, 3) Resultados e discussões, 4) Considerações finais, 5) Referências e 6) Apêndice.
Descrição: SILVA, J. A. da. Um estudo acerca das potencialidades do turismo rural no município de Alagoa Grande. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15774
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jonas Alves da Silva.pdfPDF - Jonas Alves da Silva7.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.