Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15775
Título: Turismo de segundas residências: crescimento socioeconômico e impactos ambientais na praia da Baía da Traição, litoral norte/PB
Autor(es): Silva, Lindaiane Barbosa da
Palavras-chave: Turismo
Baía da Traição/PB
Impacto ambiental
Data do documento: 2017
Resumo: O turismo é uma atividade complexa que engloba relações econômicas, sociais, políticas, culturais e ambientais, proporcionando transformações no espaço e na paisagem. Atualmente o turismo brasileiro caracteriza-se em maior grau pela exploração da região costeira do Nordeste, que disponibiliza aos visitantes a beleza de suas paisagens praianas. Desse modo, o deslocamento dos visitantes para essas áreas visando o consumo da paisagem gera um fenômeno chamado segunda residência. Partindo dessas considerações, esse trabalho tem como objetivo principal identificar as principais transformações ocorridas na cidade da Baía da Traição, localizada na microrregião do Litoral Norte da Paraíba, e analisar os impactos ambientais e paisagísticos advindos da atividade turística de segundas residências. Para a concretização desta pesquisa, duas etapas serão percorridas: a primeira diz respeito à análise da literatura sobre o fenômeno turístico e à interpretação dos dados estatísticos fornecidos pelo IBGE. A segunda etapa consiste em trabalhos de campo para aplicação de questionários junto aos turistas e moradores da cidade e realização dos registros fotográficos. Como resultados finais desta pesquisa destacam-se: a) a maior parte dos turistas que pratica o fenômeno de segunda residência é originária da cidade de Guarabira (Agreste da Paraíba) e das cidades circunvizinhas, com destaque para Mamanguape e Rio Tinto; b) durante o veraneio a cidade recebe muitos turistas, aquecendo o comércio e os serviços locais; c) nessa época os problemas ambientais também se intensificam (poluição sonora, poluição provocada pela grande quantidade de lixo descartado nas ruas da cidade e na área da praia, causando assim transformação da Paisagem.
Descrição: SILVA, L. B. da. Turismo de segundas residências: crescimento socioeconômico e impactos ambientais na praia da Baía da Traição, litoral norte/PB. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15775
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lindaiane Barbosa da Silva.pdfPDF - Lindaiane Barbosa da Silva7.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.