Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15778
Título: Uso de geotecnologias na análise de vulnerabilidade físico-ambiental na Comunidade São Rafael em João Pessoa - PB
Autor(es): Amorim, Jefferson Santos de
Palavras-chave: Geotecnologia
Declividade
Vulnerabilidade físico-ambiental
Data do documento: 21-Dez-2017
Resumo: A vulnerabilidade socioambiental tornou-se uma realidade perceptível nas grandes metrópoles, devido principalmente a explosão demográfica existente, corroborando de certa forma para a inserção de indivíduos/comunidades em áreas de riscos. O presente estudo pretende identificar os padrões de vulnerabilidade físico-ambiental da comunidade São Rafael no município de João Pessoa, através do uso de geotecnologias como o software Qgis versão 2.18 e dados extraídos através do site TOPODATA - Banco de Dados Geomorfométricos do Brasil. Todo o procedimento foi realizado com a utilização dos softwares livres, desde a entrada dos dados e tratamento foi possível obter os produtos gerados dessa análise espacial. A identificação da relação da comunidade com o risco e vulnerabilidade físico-ambiental, está ligado as condições topográficas da área, como altimetria e declividade. Sendo assim, é possível compreender os processos que condicionam a comunidade a riscos físicos, devido a sua localização é existência de uma série de processos como erosão, escoamento superficial e assoreamento do rio Jaguaribe, que traz sérios problemas a comunidade.
Descrição: SILVA, J. S. de. Uso de geotecnologias na análise de vulnerabilidade físico-ambiental na Comunidade São Rafael em João Pessoa - PB. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15778
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jefferson Santos de Amorim.pdfJefferson Santos de Amorim7.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.