Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15781
Título: Reestruturação do ficoperifíton em um reservatório do semiárido
Autor(es): Silva, Irma Carvalho e
Palavras-chave: Algas perifíticas
Substrato natural
Variação temporal
Data do documento: 15-Dez-2016
Resumo: O trabalho objetivou analisar a variabilidade temporal do ficoperifíton através do turnover e fatores abióticos. Este foi realizado em um reservatório no semiárido através de amostragens bimensais, ao longo de um ano (agosto/2013 a Agosto/2014). Foram selecionados seis bancos de macrófitas aquáticas, onde o perifíton foi obtido da parte intermediária da Egeria densa. Também foram mensurados dados abióticos e coletada amostras de água para análise de nutrientes. No laboratório foi realizada a retirada do perifíton com pincel e jatos de água destilada, e a planta foi seca em estufa, onde o peso seco foi utilizado juntamente com a contagem dos indivíduos em microscópio óptico, para determinar a densidade absoluta (ind.gPS-1). Foi realizada uma regressão linear entre a distância euclidiana das espécies que ocorreram em cada banco em função do tempo para verificar o turnover e uma CCA para analisar quais variáveis abióticas podem ter provocado alteração na estrutura da comunidade. Desta forma, para o turnover, observou-se que em cinco estandes a regressão linear foi positiva e significativa (p<0.05), indicando que o ficoperifíton está passando por uma mudança direcional, enquanto em um ponto a comunidade se mostrou estável (p>0.05). Já na CCA, os dois eixos foram significativos, de modo que as variáveis: pH, temperatura, precipitação, vento, radiação, ortofosfato, foram selecionadas e significativas (p<0.05), explicando 32,7% da distribuição das centroides temporais. Portanto, as variáveis climatológicas selecionadas pela análise foram determinantes para explicar a modificação estrutural do ficoperifíton evidenciada pelo turnover ao longo de um período anual.
Descrição: SILVA, I. C. e. Reestruturação do ficoperifíton em um reservatório do semiárido. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15781
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Irma Carvalho e Silva.pdfIrma Carvalho e Silva6.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.