Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15786
Título: Políticas públicas e governança: a implementação do programa PROJOVEM Trabalhador no Município de Patos - PB
Autor(es): Morais, Anderson Rosa Morais
Palavras-chave: Políticas Púbicas
Covernança
Projovem
Data do documento: 27-Jul-2017
Resumo: O presente trabalho busca contribuir para o entendimento sobre as Políticas Públicas e a governança, através da análise da implementação do Programa Projovem Trabalhador no município de Patos – PB. O objetivo geral é compreender os processos de governança na implementação do Programa Projovem Trabalhador na cidade de Patos – PB, com a finalidade de mostrar o desenvolvimento do programa para a juventude local, apresentando assim, seus limites e suas oportunidades, principalmente com relação à formação de sujeitos críticos e sua inserção no mercado de trabalho. A metodologia adotada foi o estudo de caso que contou com a aplicação de uma entrevista in loco junto aos principais atores envolvidos dentro do contexto desse programa dando suporte para a coleta e as análises de dados que constam na pesquisa, outro ponto que deu suporte para a formulação da pesquisa foi realizada, através do histórico referente à APDL empresa contratada pela Prefeitura de Patos – PB para executar o programa nesse município. No estudo de caso encontram-se toda uma explanação referente ao programa e que foi realizada pelos principais atores envolvidos no Programa Projovem Trabalhador da cidade Patos – PB entre eles estão: a coordenadora pedagógica do município, coordenador da PDL (empresa executora do programa na cidade) e os jovens participantes do programa. Comparando-se os objetivos propostos durante a pesquisa com os resultados encontrados entende-se que na percepção dos entrevistados existem pontos positivos e negativos e que precisam serem melhorados dentro do programa observa-se como aspecto positivo o engajamento de parceiros empresariais assim como do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), todos com uma só finalidade ajudar os jovens em situação de vulnerabilidade e desempregado, buscando inseri-los no mercado de trabalho. Já como ponto negativo pode ser apontando que esse programa utiliza a Teoria Top-Down, ou seja, as ordens são executadas de cima para baixo, portanto as sugestões e reclamações referentes, as problemáticas que atingem o desenvolvimento do programa demoram a chegar nos atores, capacitados a resolveram tais problemas.
Descrição: MORAIS, A. R. Políticas públicas e governança: a implementação do programa PROJOVEM trabalhador no município de Patos – PB. 2017. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15786
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson Rosa Morais.pdf3.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.