Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15792
Título: Severino e Lila fazem chover conhecimento no Ensino Fundamental II
Autor(es): Pereira, Luana Kalline Moura
Palavras-chave: Letramento
Habilidade de leitura
Habilidade na escrita
Livro paradidático
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: Este trabalho integra um conjunto de ações que desenvolvemos como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As ações por nós realizadas objetivaram o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita de alunos do segundo ciclo do ensino fundamental. Para tanto, buscamos utilizar livros cujas temáticas tivessem relação direta com o contexto situacional dos alunos. Primamos por uma abordagem que, no processo de contato entre texto e leitor, se balizou por momentos motivacionais de natureza lúdica. Para a realização de nosso trabalho em sala de aula, escolhemos os livros “Severino faz chover”, de Ana Maria Machado, e “Lila e o segredo da chuva”, de David. Considerando-se o exposto, o presente trabalho objetiva não só expor atividades que elaboramos a partir dos livros citados anteriormente, mas refletir sobre as reações dos alunos durante a execução das propostas de leitura e de escrita desenvolvidas na referida sequência. Embasamos nossas reflexões nas orientações teórico-metodológicas de Oliveira (2012), Haydt (2006), Cosson (2006) e Soares (2003) a fim de propormos abordagens diferenciadas acerca da circulação de materiais impressos para a leitura em sala de aula, bem como estratégias de aproximação do aluno para com o texto. Dessa forma, acreditamos que o trabalho de letramento, agregado a atividades motivacionais, contribui de forma efetiva para o desempenho na construção de conhecimento do alunado, pois, além de tornar o momento de leitura aprazível, melhora a relação entre professor e aluno, tornando o ambiente propício à aprendizagem.
Descrição: PEREIRA, L. K. M. Severino e Lila fazem chover conhecimento no Ensino Fundamental II . 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15792
ISSN: CDD 379.24
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Kalline Moura Pereira.pdfPDF - Luana Kalline Moura Pereira14.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.