Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15798
Título: Uma reflexão sobre o uso didático de filmes no ensino de geografia
Autor(es): Silva, Antonio Carlos da
Palavras-chave: Ensino de geografia
Filmes
Didática midiática
Data do documento: 2017
Resumo: O avanço das novas tecnologias de informação e comunicação segundo Silva e Davi (2012) modificou a dinâmica de diversos setores da sociedade, a escola não deve ficar fora dessa mudança, nesse sentido, esse trabalho pretende abordar o uso do filme como um recurso didático no processo de ensino da geografia, pois, o filme apresenta-se como uma possibilidade de inserir essas novas tecnologias no ambiente escolar. Para Antunes (2010) Uma das principais características da Geografia é a formação de um olhar diferenciado sobre o mundo em sociedade, na construção desse chamado olhar geográfico são utilizadas inúmeras técnicas, desde a simples descrição ou até mesmo uma sofisticada imagem de satélite, dentre elas, o filme que segundo Moreira (2012) pode ser uma das técnicas utilizadas, pois, apresenta uma representação de aspectos importantes analisados pela Geografia. Para analisarmos os aspectos que o uso do filme proporciona, utilizamos as ideias defendidas por Menezes e Oliveira (2015) e Pires e Silva (2014). Como qualquer outro recurso didático é preciso estabelecer uma série de critérios, além disso, um planejamento é indispensável, partindo da escolha e posterior exibição e exploração da obra cinematográfica. De acordo com Rivero (2007) uma similaridade entre a Geografia e o Cinema é a pluralidade de temas abordados, dessa forma, esse trabalho apresenta uma breve relação de filmes e seus respectivos temas.
Descrição: SILVA, A. C. da. Uma reflexão sobre o uso didático de filmes no ensino de geografia. 2017. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15798
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonio Carlos da Silva.pdfPDF - Antonio Carlos da Silva4.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.