Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15799
Título: Análise do comportamento morfodinâmico dos movimentos de massa recentes na área urbana do município de Alagoinha - PB
Autor(es): Cruz, Maria Cristina da Silva
Palavras-chave: Movimentos de massa
Erosão
Retirada da vegetação
Data do documento: 2017
Resumo: A formação das cidades e o crescimento populacional impulsionou a expansão urbana em direção as áreas íngremes das vertentes, sem levar em consideração as situações de risco. Estas são caracterizadas por feições de declividade acentuadas à forte, o que favorece o desenvolvimento de formas erosivas e movimentos de massa. O objetivo da pesquisa é compreender os fatores que estão influenciando os movimentos de massa recentes na área urbana de Alagoinha- PB. A pesquisa foi baseada em estudos bibliográficos, trabalho de campo e aplicação de questionário. Levou-se em consideração, as categorias de comportamento morfodinâmico de Ross (2012).Alagoinha/PB possui vertentes íngremes, que foram desmatadas para implantação de um loteamento e expansão urbana. As modificações da paisagem aliada à elevada pluviosidade, concomitante as características geológicas, geomorfológicas, pedológicas locais e a ação antrópica provocaram movimentos de massa que afetou a população, deixando grandes prejuízos econômicos e perdas de vidas. Os moradores e o poder público têm conhecimentos dos impactos negativos causados pela retirada da cobertura vegetal da encosta, mas até o atual momento nenhuma medida eficaz foi tomada em relação à problemática. Apesar do que foi apresentado, muitos moradores adquirem lotes nesse espaço devido aos baixos preços, mesmo sabendo da vulnerabilidade do local. Com base nesse contexto é importante a sensibilização da prefeitura, do proprietário do loteamento e da população em relação aos presentes e futuros impactos causados pelo desmatamento e construção em local impróprio.
Descrição: CRUZ, M. C. da. Análise do comportamento morfodinâmico dos movimentos de massa recentes na área urbana do município de Alagoinha - PB. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15799
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Cristina da Silva Cruz.pdfPDF - Maria Cristina da Silva Cruz5.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.