Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15804
Título: Processo de produção da mandioca no sítio Lagoa da Carnaúba, município de Lagoa D'anta/RN
Autor(es): Rodrigues, Regina Agostinho
Palavras-chave: Economia
Mandioca
Produção de Mandioca
Data do documento: 2017
Resumo: O presente artigo faz referência ao processo de produção da mandioca, localizado no Sítio Lagoa da Carnaúba, Município de Lagoa d’Anta no estado do Rio Grande do Norte. Nessa perspectiva, o principal objetivo deste trabalho é analisar o processo de produção da mandioca e sua importância econômica para a comunidade de Lagoa de Carnaúba em Lagoa d’Anta. Apriori, trabalhar com essa temática propõe verificar quais as técnicas utilizadas no plantio da raiz de mandioca, identificar as espécies de manivas que fazem parte do cultivo, os insumos usados em todo o processo, como também identificar quais produtos derivados da mandioca. A sociedade Brasileira de Mandioca descreve a raiz de mandioca: Uma raiz pertencente a família das Euforbiáceas, 500 milhões de pessoas consomem em todo o mundo. Cultivado em cerca de 80 países, tendo o Brasil com uma participação de mais de 15% da produção mundial, produzida em todo o Brasil, sua produção chega a 25 milhões de toneladas. Metodologicamente este trabalho está baseado em uma pesquisa qualitativa descritiva e bibliográfica. A casa de farinha da comunidade de Lagoa da Carnaúba é uma das maiores do município, semanalmente a casa de farinha do munícipio adquire cerca de 65 a 70 toneladas de raiz de mandioca para a fabricação da farinha, com essa quantidade a casa produtora chega a uma media de 400 à 450 sacos de farinha, depois de pronta e ensacada, a farinha é vendida para estados vizinhos como, o Pernambuco e Ceará com uma média de 100 reias o saco de 50 kg. A economia do municipio é voltada principalmente para a atividade mandioqueira, sendo ela a responsável pelo desenvolvimento econômico da cidade já que é escasso os meios de acesso a outras formas de trabalho.
Descrição: RODRIGUES, R. A. Processo de produção da mandioca no sítio Lagoa da Carnaúba, município de Lagoa D'anta/RN. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15804
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Regina Agostinho Rodrigues.pdfPDF - Regina Agostinho Rodrigues5.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.