Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15805
Título: Análise da degradação ambiental em área lacustre da cidade de Lagoa D'Anta/RN
Autor(es): Xavier, Juliana Maria
Palavras-chave: Recursos hídricos
Preservação ambiental
Degradação ambiental
Data do documento: 2017
Resumo: A água é um dos recursos naturais mais ameaçados, por consequência dos vários fins de que se emprega a partir dela, desde a higiene pessoal, até os processamentos industriais. A maioria das cidades se desenvolveu ao longo de recursos hídricos, mas, com o tempo, a própria população interfere na qualidade desses recursos, provocando diversos tipos de poluição. Esse é o caso da lagoa que está situada na área urbana da cidade de Lagoa d’Anta, no estado Rio Grande do Norte, objeto do presente estudo. Dessa forma, o nosso objetivo é analisar o processo de degradação ambiental e modificação da paisagem natural que a lagoa de Lagoa d’Anta/RN vem sofrendo, sugerir medidas que possam minimizar esse processo e promover a revitalização desse recurso hídrico. Tal pesquisa foi desenvolvida por meio de reconhecimento de campo, identificação e registro fotográfico, mostrando os indícios dos impactos sobre a referida lagoa e de entrevistas com moradores locais para, em seguida, analisar os resultados da pesquisa de campo. Foi possível perceber que a lagoa, objeto do nosso estudo passa por sérios problemas de poluição, além da construção de casas em suas margens, da deposição de lixo, lançamento de esgotos e criação de animais em seu entorno. É preciso que sejam tomadas sérias medidas para a revitalização e preservação desse recurso hídrico, tão importante para a cidade. Sugerimos a organização de movimentos populares voltados para a despoluição da lagoa de Lagoa d’Anta, como recolhimento de lixo em suas margens, organizar passeatas para mostrar as autoridades locais que a população quer fazer sua parte e também quer que as autoridades façam a sua, que lhe é de dever.
Descrição: XAVIER, J. M. Análise da degradação ambiental em área lacustre da cidade de Lagoa D'Anta/RN. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15805
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Maria Xavier.pdfPDF - Juliana Maria Xavier5.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.