Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15810
Título: Atuação do fisioterapeuta na saúde mental: Uma revisão de literatura
Autor(es): Pereira, Jefferson Campos
Palavras-chave: Saúde mental
Fisioterapia
Exercício físico
Transtorno mental
Data do documento: 29-Nov-2017
Resumo: A assistência em saúde mental no Brasil e no mundo tem passado por significativas mudanças decorrentes do movimento da Reforma Psiquiátrica. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos mentais estão entre as dez principais causas de incapacidades no mundo. A incapacidade nos portadores de transtornos mentais está associada a alterações corporais, como alteração movimento, repercutindo em limitação na execução de atividades de vida diárias, tensões, postural, do padrão respiratório e rigidez muscular e prejuízo da expressão corporal. Sob essa perspectiva, objetivou-se revisar a literatura acerca da atuação do fisioterapeuta na saúde mental. Metodologia: Foi realizada uma revisão de estudos, através da pesquisa nas seguintes bases de dados eletrônicos: LILACS, PubMed, SciELO, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), MEDLINE, CAPES e materiais específicos de acervo pessoal (livros, documentos do ministério da saúde, informações pessoais com base na experiência profissional no campo da saúde mental). Foram utilizados os seguintes descritores: “Saúde Mental (Mental Health) ”, “Fisioterapia (Physiotherapy) ”, “Exercício Físico (Physical Exercise) ”, “Doença Mental (Mental Disease) ”; “Esquizofrenia (Schizophrenia) ”; “Equipe Multiprofissional (multiprofessional team) ”. Resultados: Foram incluídos 07 estudos para análise bibliográfica, sobre a atuação do fisioterapeuta na saúde mental. Conclusões: Desta forma, foi possível evidenciar que a atuação do fisioterapeuta na saúde representa ganhos significativos, resultando em efeitos positivos ao bem-estar físico, emocional e psíquico dos portadores de transtornos mentais.
Descrição: PEREIRA, J. C. Atuação do fisioterapeuta na saúde mental: Uma revisão de literatura. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15810
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jefferson Campos Pereira.pdfPDF - Jefferson Campos Pereira8.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.