Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15815
Título: Relato de experiência: Natação no Programa Laboratório Saúde Esporte e Lazer: Escolinhas do DEF
Autor(es): Santos, Laís Olímpio dos
Palavras-chave: Natação
Natação infantil
Estágio supervisionado
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: O Curso de Licenciatura Plena em Educação Física da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba tem como exigência o cumprimento de estágios supervisionados. Este documento se trata de um relato de experiência vivido no estágio supervisionado IV do mesmo curso, que consiste no ensino não formal da Educação Física. O Estagio IV, oportuniza ao graduando a relação entre teoria e prática, por meio de uma vivencia que aborda modalidades esportivas, tais como natação, futsal, dança, musculação, judô, entre outras. Essas modalidades integram o programa social Escolinhas do DEF, no Departamento de Educação Física – DEF, na UEPB. O programa dispõe de diversas modalidades esportivas e tem o objetivo de oferecer uma melhor utilização do tempo livre dos morados do entorno da UEPB, principalmente crianças na situação de vulnerabilidade. Aqui falei sobre aulas de natação infantil, destinadas a crianças com idades entre cinco e onze anos. Sabemos que é de extrema importância que a crianças tenham acesso ao esporte desde cedo. No caso da natação não é diferente, o contato com nado desde criança oportuniza uma melhora motora, afetiva e cognitiva significante. Neste trabalho tenho objetivo de expor uma experiência vivida por mim como professora de natação com crianças em situação de risco. As aulas ocorrem no período de 2016.1, do dia 19 de julho a 13 de outubro de 2016, aconteciam todas terças e quintas-feiras no horário das 13:30 as 15:30, no Polo de apoio de Estudantes à distância (EAD), localizado na própria UEPB. Neste período desenvolvi aulas de adaptação ao meio liquido, iniciação a pernada, respiração e braçada. Ao final do estágio foi perceptível a mudança no comportamento das crianças em relação a mim como professora, também na relação entre eles, passaram a respeitar mais uns aos outros. Houve também uma grande evolução técnica, algumas crianças iniciaram as aulas sem sequer tirar os pés do chão da piscina, no entanto com o tempo algumas foram remanejadas para a turma mais avançada antes mesmo do fim do período.
Descrição: SANTOS, L. O. dos. Relato de experiência: Natação no Programa Laboratório Saúde Esporte e Lazer: Escolinhas do DEF. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15815
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laís Olímpio dos Santos.pdfPDF - Laís Olímpio dos Santos7.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.