Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15819
Título: Uso racional de medicamentos na Universidade Aberta à Maturidade visando melhorar a qualidade de vida dos idosos
Autor(es): Porto, Wanessa Chrystiane de Souza
Palavras-chave: Envelhecimento
Medicamentos
Idosos
Data do documento: 4-Dez-2017
Resumo: Atualmente muitos idosos participam de atividades educativas e acadêmicas em instituições que oferecem apoio bio-psico-social. A Universidade Aberta à Maturidade é uma instituição que possibilita aos idosos à participação em aulas de formação especial aberta à maturidade, aprofundando seus conhecimentos em diversas áreas e temas relacionados ao envelhecimento humano. Isso favorece ao idoso integrar-se socialmente e valorizar o potencial que possui como cidadão. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi investigar como os alunos da UAMA atuam em relação aos benefícios obtidos na melhoria da saúde dos idosos. A pesquisa foi exploratória, descritiva de abordagem qualitativa, onde os dados foram colhidos através de entrevista e ficha de acompanhamento farmacoterapêutico, aplicados aos integrantes da Universidade Aberta da Maturidade (UAMA) Campus Campina Grande, que foram escolhidos de forma aleatória. Os idosos da UAMA sofrem mais de hipertensão, fazem uso mais de anti-hipertensivos. Durante a pesquisa foi possível observar o aparecimento de diversas intensidades de interações medicamentosas em idosos de 60 a 89 anos de idade.
Descrição: PORTO, W. C. de S. Uso racional de medicamentos na Universidade Aberta à Maturidade visando melhorar a qualidade de vida dos idosos. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15819
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wanessa Chrystiane de Souza Porto.pdfPDF - Wanessa Chrystiane de Souza Porto17.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.