Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15833
Título: Monitoramento das variáveis de medida de um sistema de osmose inversa com reciclo do concentrado
Autor(es): Bezerra, João Utemberg Lucas
Palavras-chave: Dessalinização
Água salobra
Osmose inversa
Data do documento: 9-Out-2017
Resumo: Devido à escassez de água potável, a humanidade vem explorando novas fontes de abastecimento. Entre as soluções, os métodos de dessalinização de águas salobras surgiram com o objetivo de remover os sais da água, tornando-a potável para usos múltiplos, destacando-se os processos por osmose inversa. A disposição inadequada do concentrado gerado durante a dessalinização pode trazer sérios problemas ao ambiente, como salinização de solos e de águas superficiais, sendo assim, o reciclo do concentrado no próprio sistema de dessalinização pode ser uma alternativa para redução do mesmo. Desse modo, o objetivo deste trabalho é estudar o desempenho de um sistema de osmose inversa com reciclo de concentrado com variação da pressão de operação. Realizou-se o tratamento da água de abastecimento do LABDES por osmose inversa operando o sistema em duas etapas, sem reciclo do concentrado (SR) e com reciclo (CR), utilizando pressões de 10,0 e 12,0 bar. Em ambos os processos foi verificada remoção quase total dos sais que tornava a água imprópria para o consumo humano. Na etapa CR, a condutividade na corrente de alimentação aumentou progressivamente sendo influenciada pela concentração de sais que retornava à alimentação , já nas correntes de concentrado das duas etapas, verificou-se aumento deste parâmetro a medida que o sistema era operado a uma pressão mais elevada. O pH da água produzida (permeado) se mostrou sempre inferior ao pH da alimentação apenas na etapa SR, sendo mais evidente quando aplicada a maior pressão utilizada (12 bar), possivelmente devido a formação do ácido carbônico. Ao contrário dos parâmetros já mencionados, a cor não se mostrou influenciada pela pressão de operação, observando-se remoção total desta em todos os experimentos. Com relação à recuperação, o sistema se comportou de maneira semelhante nas etapas SR e CR, pois, em ambos os processos a aplicação das pressões 10,0 bar e 12,0 bar promoveu a conversão de 22% e 36% da alimentação em permeado, respectivamente. Sendo assim, o processo de dessalinização com reciclo do concentrado se mostrou eficiente nas condições utilizadas neste trabalho, possibilitando a redução do concentrado, o qual deve ter um destino adequado para não provocar impactos ambientais.
Descrição: BEZERRA, J. U. L. Monitoramento das variáveis de medida de um sistema de osmose inversa com reciclo do concentrado. 2017. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15833
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Utemberg Lucas Bezerra.pdfPDF - João Utemberg Lucas Bezerra7.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.