Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15846
Título: Experiências de inverno e seca na comunidade Lagoa do Caju, município de Araçagi, Paraíba, Nordeste do Brasil
Autor(es): Albuquerque, Marília dos Reis Miranda
Palavras-chave: Agricultores
Inverno
Seca
Experiências
Data do documento: 2017
Resumo: Os povos e comunidades tradicionais percebem e conceituam os recursos naturais dos quais dependem no seu cotidiano. Os denominados especialistas locais têm um conhecimento particular a respeito de indicadores biofísicos preditivos de chuva e de seca. Dessa forma, a pesquisa justifica-se pelos conhecimentos adquiridos por esses produtores e seu uso para melhor manejo de suas culturas tendo, como base a etnoclimatologia. Além da importância socioeconômica da agricultura familiar para essas populações rurais, que em muitos casos subsistem de culturas agrícolas exigentes por disponibilidade de chuvas regulares. A pesquisa objetiva investigar o conhecimento tradicional de especialistas locais a respeito de experiências de inverno e seca na comunidade rural de Lagoa do Caju no município de Araçagi (Paraíba, Nordeste do Brasil), e identificar quais os indicadores norteiam as suas práticas de predição dos eventos de chuva e seca. Os dados necessários para esse estudo foram coletados no período de um ano, de abril de 2016 a abril de 2017, onde utilizou-se a técnica de amostragem bola de neve, constituído pela aplicação de um formulário com perguntas semiestruturadas com 10 agricultores conhecedores das experiências e sinais de inverno e seca. Verificou-se que os informantes da pesquisa dispõem de um vasto conhecimento sobre as observações dos diversos fenômenos da natureza como os elementos da fauna, flora, insetos, dias santos, fenômenos atmosféricos, etc. que contribuem para as previsões e experiências de inverno e seca nessa localidade. Conclui-se que, os especialistas locais possuem em particular um grande respeito ao fenômeno da natureza sobre os sinais e elementos de chuva e seca. As mudanças climáticas vêm dificultando essas experiências de alguns anos até a atualidade. Portanto, esse saber é construído ao longo dos anos através de sua interação com o meio ambiente, bem como pelo o desenvolvimento de experiências e rituais, passados de geração em geração, seja na família, amigos, vizinhos.
Descrição: ALBUQUERQUE, M. dos R. M. Experiências de inverno e seca na comunidade Lagoa do Caju, município de Araçagi, Paraíba, Nordeste do Brasil. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15846
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marília dos Reis Miranda Albuquerque.pdfPDF - Marília dos Reis Miranda Albuquerque5.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.