Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15847
Título: A horta no espaço escolar: o ensino de geografia e os desafios de uma proposta interdisciplinar
Autor(es): Silva, Marcos André Cardoso da
Palavras-chave: Horta escolar
Educação ambiental
Interdisciplinarinadade
Data do documento: 2017
Resumo: A educação ambiental surge com uma maior intensidade no cenário contemporâneo com um olhar direcionado ao apontamento dos problemas socioambientais existentes. Esta por sua vez, promulgada, sobretudo pelos movimentos ambientalistas datados desde 1960, por uma classe de indivíduos dedicados a preservar e lutar pela proteção dos recursos naturais. Nesse sentido, o presente trabalho pretende abordar a horta no espaço escolar como uma proposta interdisciplinar ao ensino de Geografia, com base na análise do projeto “Horta Escolar” implantado no ano de 2016, pela disciplina de Química com alunos de Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira, localizada no Município de Alagoa Grande – PB, durante o período final do Estágio Supervisionado. Nessa perspectiva, o referido estudo surgiu da necessidade em refletir a importância e dificuldades de se submeter na grade curricular das escolas públicas brasileira, a temática educação ambiental por meio do projeto com horta. A princípio, trabalhar com hortas no espaço escolar como uma proposta interdisciplinar, exigirá do docente um conhecimento adequado e uma formação continuada que habilite-o por meio de aulas teóricas e práticas fazer funcionar com maior fluidez o processo ensino-aprendizagem para o aluno. Com o objetivo de desenvolver no aluno o conhecimento necessário para despertar sua visão crítica acerca da situação problema gerada no meio ambiente que venha a ser discutida no cenário atual, tendo, sobretudo a contribuição da Geografia e das ciências afins. Metodologicamente este estudo está pautado em uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e, por fim, estudo de caso. Dessa forma, o presente trabalho encontra-se baseado nos autores como MARCATTO (2002); CALLAI (2003); PASSINI; MALYSZ (2010) e JAPIASSÚ (1976). No nosso entendimento, como resultado dessa experiência, podemos ressaltar a importância da educação ambiental no espaço escolar, visando conscientizar a comunidade escolar dos problemas ambientais e alimentares que enfrentamos no mundo moderno. Outro resultado importante é perceber, observar, a pouca participação dos professores de Geografia no projeto fazendo com que o mesmo não tivesse continuação. Para concluir, a escola foi beneficiada com um bônus extra inseridos no salário dos funcionários. Mas com a saída da professora Renata Claúdia, o projeto não recebeu mais apoio dos demais professores e da direção da escola, não sendo possível prosseguir com o projeto da horta na escola.
Descrição: SILVA, M. A. C. da. A horta no espaço escolar: o ensino de geografia e os desafios de uma proposta interdisciplinar. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15847
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcos André Cardoso da Silva.pdfPDF - Marcos André Cardoso da Silva11.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.