Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15848
Título: O uso de tecnologias da informação e comunicação no ensino de geografia: uma análise das práticas docentes das escolas estaduais Major Antônio de Aquino/Mulungu - PB e José Soares de Carvalho/Guarabira - PB
Autor(es): Santos, Romário Farias Pedrosa dos
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e comunicação
Educação
Geografia
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho aborda o uso dos recursos tecnológicos no ensino de Geografia onde o objetivo foi realizar uma análise da prática docente frente a utilização desses recursos, dessa maneira, foi construída uma discussão sobre as tecnologias da informação e da comunicação, seu potencial no ensino e como a Geografia pode atuar na formação de indivíduos da era digital. Para isso, foi necessário a utilização de pesquisas bibliográficas que deram o embasamento teórico para a construção desse trabalho, bem como foi utilizada pesquisas em âmbito nacional, como a do Comitê Gestor de Internet no Brasil – CGI.BR sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação no ensino. Esses dados foram alinhados com uma pesquisa sobre o uso dos recursos tecnológicos por professores e alunos, realizada em duas escolas estaduais, uma da cidade de Mulungu – PB, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Antônio de Aquino e outra da cidade de Guarabira – PB, a Escola Estadual Integral de Ensino Médio Professor José Soares de Carvalho. Os dados nacionais e os das pesquisas locais, realizadas nas duas escolas estaduais, mostraram o crescimento do uso das tecnologias da informação e comunicação pelos jovens em idade escolar do ensino médio, bem como a utilização por parte dos professores desses recursos para o planejamento e a execução de suas aulas, porém alguns problemas em relação a estrutura das escolas foram evidenciados, estas dificultam a atuação docente. Por fim foi evidenciado a necessidade de investimentos do estado na formação continuada dos professores e também na estruturação das escolas, onde o quesito tecnológico deve ser disponibilizado nas escolas e então ser utilizado pelos professores como um aliado na construção de conhecimentos.
Descrição: SANTOS, R. F. P. dos. O uso de tecnologias da informação e comunicação no ensino de geografia: uma análise das práticas docentes das escolas estaduais Major Antônio de Aquino/Mulungu - PB e José Soares de Carvalho/Guarabira - PB. 2017. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15848
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Romário Farias Pedrosa dos Santos.pdfPDF - Romário Farias Pedrosa dos Santos17.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.