Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15854
Título: Estudo sobre os controles internos na prefeitura municipal de São João do Tigre - PB.
Autor(es): Silva, José Gutemberg Medeiros
Palavras-chave: Controle interno contábil
Gestão municipal
Balanced Scorecard (BSC)
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: O controle interno é uma ferramenta indispensável para atingir os resultados exigidos em qualquer organização. Na gestão pública a estrutura de controle existe para fiscalizar, revisar, prevenir erros e fraudes, trazendo benefícios à população. Esta pesquisa tem como tema principal o controle interno em instituição municipal, onde o presente estudo teve como objetivo geral conhecer como é aplicado o controle interno, identificar os tipos de controles, verificar os procedimentos e comparar o modelo padrão. Adotou-se como estudo de caso a Prefeitura Municipal de São João do Tigre, localizada no Cariri paraibano. A metodologia utilizada consiste em um estudo descritivo com utilização dedutivo e pesquisa qualitativa. Para alcançar o objetivo realizou-se um estudo de caso na prefeitura seleciona através do levantamento de dados por intermédio da aplicação de um questionário, o qual foi possível verificar os procedimentos adotados pela prefeitura, notar a importância no cotidiano dos gestores, como as limitações que existem para melhor desempenho. Concluiu-se que, a prefeitura desempenha de forma adequada e satisfatória as atividades inerentes ao controle interno, evitando com isso processos de improbabilidade administrativa ao gestor municipal. Diante os resultados da pesquisa ficou claro que o controle interno é de total importância para o administrador, para administração e o processo de gestão.
Descrição: SILVA, J. G. M. Estudo sobre os controles internos na prefeitura municipal de São João do Tigre - PB. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15854
ISSN: CDD 658.1511
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Gutemberg Medeiros Silva.pdfPDF - José Gutemberg Medeiros Silva9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.