Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15855
Título: Pesquisa exploratória quanto o controle interno nas principais cidades da região do Cariri paraibano sob perspectiva do modelo COSO ERM.
Autor(es): Alcântara, Renan Rommell Bezerra de
Palavras-chave: Controle interno contábil
Administração pública
Modelo COSO ERM
Setor público
Gerenciamento de risco
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: Esta monografia teve como objetivo discutir a importância de se realizar o controle interno municipal, quando avaliados à luz do modelo COSO. Para isso, o presente estudo buscou: (i) discutir o conceito de controle interno, (ii) explorar as normas aplicadas ao setor publico, (iii) apresentar o gerenciamento de risco e (iv) detalhar o modelo COSO ERM. A pesquisa realizada é um estudo de caso, envolvendo os municípios de Monteiro, Sumé, Serra Branca e São Joao do Cariri. Esse trabalho tem uma abordagem quanti-qualitativa e foi composta por 14 servidores, todos com atribuições dentro do controle interno de seus municípios, que responderam a um questionário baseado no modelo COSO ERM. Para se responder ao problema da pesquisa, replicou-se o questionário elaborado por FILHO (2013), de modo a compreender o controle interno desses municípios sob a perspectiva da matriz de gerenciamento de risco, baseado no modelo COSO ERM. Tais servidores foram indagados a respeito da gestão municipal, quanto a “estratégias”, “operacional”, “comunicação” e, além disso, foi explorado quanto à titulação acadêmica e tempo experiência na área. Entende-se que o controle interno é de competência do chefe do poder executivo, conforme previsão constitucional, e que esse poderá delega-la. Contudo é inegável que um sistema de controle interno bem estruturado é fundamental para que o município alcance seus objetivos, logo, cabe à gestão avaliar as deficiências e buscar se adequar aos riscos da instituição, de modo a atingir os objetivos previstos nas leis orçamentárias de maneira mais eficiente possível.
Descrição: ALCÂNTARA, R. R. B. Pesquisa exploratória quanto o controle interno nas principais cidades da região do Cariri paraibano sob perspectiva do modelo COSO ERM . 2018. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15855
ISSN: CDD 657.61
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renan Rommell Bezerra de Alcântara.pdfPDF - Renan Rommell Bezerra de Alcântara16.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.