Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15857
Título: Semiaberto: a realidade do universo prisional no processo de ressocialização dos detentos
Autor(es): Sousa, Aline Galdino Costa
Palavras-chave: Telejornalismo
Sistema penitenciário
Ressocialização
Detenção do Monte Santo
Data do documento: 18-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente relatório tem como finalidade apresentar um lado “esquecido” da mídia, o do recomeço que começa, muitas vezes ainda dentro da prisão. Sendo este trabalho desenvolvido através de uma série jornalística, não pretendemos solucionar a crise em que se encontra atualmente o sistema penitenciário brasileiro, mas demonstrar, por meio de depoimentos coletados e exemplos reais, que existe a possibilidade de validar a ressocialização do apenado de maneira digna, ainda no processo de reinserção do indivíduo na sociedade. O objetivo da aplicação da pena ao indivíduo que cometeu um delito é punir, assim como também prevenir a reincidência, e ainda possibilitar sua reabilitação dentro da sociedade, assunto este que é abordado como tema principal na construção deste trabalho. Como proposta, iremos abordar o tema dentro de uma série com três episódios, cada um com duração de dois a quatro minutos. Os episódios serão gravados em um formato mais “solto”, com lapela e drone, mas ao mesmo tempo não perderá a seriedade do tradicional jornalismo televisivo. Traremos, dentro da proposta, histórias verídicas de apenados que contarão suas situações e realidades dentro da perspectiva do projeto, além de relatos e dados repassados por especialistas e estudiosos da área prisional de Campina Grande. Dentro e fora da penitenciária Jurista Agnelo Amorim, o presídio do Monte Santo, iremos relatar, por meio de uma série jornalística exibida no programa A Patrulha da Cidade, da TV Borborema, afiliada do SBT em Campina Grande, a difícil realidade de quem deseja se reintegrar à sociedade e deixar para trás os erros cometidos que resultaram em suas prisões. As gravações dos três episódios foram feitas entre os meses de outubro a dezembro, junto com a equipe de cinegrafista e assistente, nos períodos diurno e noturno, variando entre dias de semana e finais de semana. O objetivo desta reportagem seriada é demonstrar que há a possibilidade de ressocialização do apenado no meio social de maneira produtiva, a começar pelo princípio constitucional da dignidade da pessoa humana. Este trabalho de apuração resultou em uma reportagem seriada em três episódios com duração total de 12 minutos, que será exibida em um programa policial de formato popular, comprovando que é possível construir abordagens diferenciadas e humanizadas na mídia de massa comercial, buscando promover a conscientização e a quebra de estigmas.
Descrição: SOUSA, A. G. C. Semiaberto: a realidade do universo prisional no processo de ressocialização dos detentos. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15857
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VT ALINE TV MANAIRA FINAL (1).mp4178.61 MBUnknownVisualizar/Abrir
PDF - Aline Galdino Costa Sousa.pdf6.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.