Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15866
Título: Um protótipo de software para o uso em análise de imagens de ultrassonografia
Autor(es): Silva, Larissa Lira
Palavras-chave: Imagem ultrassonográfica
Protótipo de software
Processamento de imagem
Diagnóstico por imagem
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: A doença renal crônica é uma enfermidade que atinge uma parte significativa da população mundial, e como consequência disso há o aumento de quantidade de transplantes renais. O diagnóstico de rejeição ou não do rim no pós-operatório é por padrão a realização de uma biópsia do paciente, o que considerado um método muito invasivo. A análise de imagem ultrassonográfica pode desempenhar um papel importante auxiliando o profissional da saúde chegar a um diagnóstico. Nessa pesquisa é proposta a implementação de um protótipo que auxilia a análise de imagens ultrassonográficas renais, disponibilizando informações como a análise de tons de cinza (0 até 255), mediana, intervalos pré-estabelecidos, normalização e pseudocolorização da imagem. Para garantir que o protótipo desenvolvido se adequasse a possíveis mudanças nos requisitos foi estabelecido o uso do modelo espiral como processo de software. O trabalho apresenta a descrição do protótipo de software incluindo suas funcionalidades que auxiliam na interpretação de imagens ultrassonográficas.
Descrição: SILVA, L. L. Um protótipo de software para o uso em análise de imagens de ultrassonografia. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15866
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Lira Silva.pdfPDF - Larissa Lira Silva14.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.