Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15867
Título: Bike Sense: Um sistema de adequação ergonômica para o ciclismo
Autor(es): Lima, Lucas Myllenno Silva Monteiro
Palavras-chave: Ciclismo
Lesões
Ergonomia
Rastreamento corporal
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: A ergonomia no ciclismo é um fator importante para a prevenção de lesões musculo- esqueléticas e o aperfeiçoamento da performance. Estudos realizados por diferentes autores relacionaram o ajuste da bicicleta à busca por conforto edesempenho, resultando na criação demétodos responsáveis pela identificação da configuração apropriada que se adéque às características físicas do ciclista. Essasmetodologiasbaseiam-seem avaliações ergonômicas do ciclista. Atualmente as técnicas comerciais utilizam equipamentos precisos de rastreamento das articulações do corpo e profissionais com conhecimentos específicos para auxílio na avaliação, tornando-se um investimento desmotivante para pessoas que usam o ciclismo como entretenimento. Visando esses desafios de custos e buscando promover avaliações simples, rápidas e sem a necessidade de um profissional, é proposto o Bike Sense, um sistema focado na avaliação de ciclistas utilizando um sensor de rastreamento com um custo abaixo do que é sugerido em técnicas comerciais e com uma precisão comparada a sistemas de última geração, proporcionando ao ciclista a opção de realizá-la em ambiente domiciliar.
Descrição: LIMA, L. M. S. M. Bike Sense: um sistema de adequação ergonômica para o ciclismo. 2017. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15867
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas Myllenno Silva Monteiro Lima.pdfPDF - Lucas Myllenno Silva Monteiro Lima137.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.