Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15869
Título: Atuação do enfermeiro na visita domiciliar: Relato de experiência
Autor(es): Gonzaga, Soraia Albino da Costa
Palavras-chave: Atenção primária à saúde
Visita domiciliar
Educação em Enfermagem
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: Na atual conjuntura Brasileira, a saúde é baseada no modelo de prevenção, promoção e reabilitação em saúde, dividida nos níveis de atenção primária, secundária e terciária. Na atenção primária, a referência é a Estratégia de Saúde da Família, que realiza tanto atividades assistenciais, quanto de prevenção e de educação em saúde. Uma das metodologias de cuidado utilizada pelas equipes é a visita domiciliar, que aproxima os profissionais dos usuários, promovendo o vínculo do serviço de saúde com a comunidade, garantindo uma assistência voltada para a individualidade, além de proporcionar dados para o conhecimento epidemiológico do território. Objetivo: Descrever a atuação do profissional Enfermeiro nas atividades desenvolvidas durante as visitas domiciliares. Metodologia: Trata- se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado na prática vivenciada por uma discente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba, durante o estágio multidisciplinar interiorizado, que ocorreu no município de Lagoa Seca em uma unidade básica de saúde da família, no período compreendido entre 28 de agosto à 15 de setembro. Relato das atividades desenvolvidas: Durante o período do estágio foram desenvolvidas atividades de puericultura, saúde da mulher, saúde do idoso, saúde mental entre outras atribuições da equipe de enfermagem no setor. Mas as ações a serem descritas nesse estudo são relativas as visitas domiciliares e sua importância para comunidade e profissionais. No período do estágio, foram realizadas onze visitas domiciliares, nas quais foi possível vivenciar a realidade dos usuários, conhecer os determinantes a que os indivíduos são expostos e que podem influenciar o processo de saúde doença. Observou-se que com o conhecimento adquirido e o planejamento individual, a equipe consegue traçar um plano voltado para a realidade de cada usuário. Conclusão: A visita domiciliar representa um elo imprescindível entre profissionais e população, observa-se a importância da mesma para a educação em saúde, prevenção e promoção de saúde para os moradores, assim como um instrumento de dados e conhecimento epidemiológico para os profissionais.
Descrição: GONZAGA, S. A. da C. Atuação do enfermeiro na visita domiciliar: Relato de experiência. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15869
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Soraia Albino da Costa Gonzaga.pdfPDF - Soraia Albino da Costa Gonzaga7.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.