Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15872
Título: Percepção ambiental de alunos do Ensino Médio e caracterização de risco do lixão do município de Massaranduba – PB
Autor(es): Silva, Didiane Saraiva da
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Meio ambiente
Percepção ambiental
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: Os resíduos sólidos produzidos no meio, rural, urbano e industrial são comumente chamados de lixo, esse tipo de material pode ser reaproveitado por meio da coleta seletiva, compostagem e reciclagem, porém cada destino desses dependerá da sua classificação e composição. O descarte inadequado pode prejudicar o meio ambiente degradando assim o ar, solo e água. Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo identificar e a analisar, os tipos de resíduos sólidos, os riscos e perigos do lixão a céu aberto no Município de Massaranduba-PB. O processo metodológico envolveu três etapas. Na primeira, foi aplicado um questionário contendo 10 questões de múltipla escolha de forma aleatória nas turmas de 1º, 2º e 3º anos do ensino médio em uma escola do município de Massaranduba,um total de 60 alunos, perfazendo um percentual de 58,25% do total de alunos das turmas participantes. A segunda etapa, foi quantificar, identificar e classificar os resíduos e a ocorrência dos riscos ao homem e ao meio ambiente de resíduos presentes no lixão a céu aberto existente na cidade. A terceira etapa foi „a quantificação dos resultados didáticos do questionário e a análise dos riscos do lixão objeto de estudo desse trabalho. Os resultados dos questionários demonstraram que não existe a devida contextualização e interdisciplinaridade do currículo com as questões relacionadas à degradação ambiental e resíduos sólidos na escola, embora os alunos participantes da pesquisa tenham demonstrado interesse no cuidado ambiental. A quantificação dos riscos associados aos resíduos sólidos depositados no lixão da cidade possibilitou constatar que o risco foi classificado como tolerável e a severidade trivial para risco químico e médio para risco físico. Portanto conclui-se que os riscos atribuídos a estes materiais, mostram a necessidade de medidas com políticas públicas que minimizem os danos.
Descrição: SILVA, D. S. da. Percepção ambiental de alunos do Ensino Médio e caracterização de risco do lixão do município de Massaranduba – PB. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15872
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Didiane Saraiva da Silva.pdfPDF - Didiane Saraiva da Silva15.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.