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dc.contributor.authorLeite, Josefa Guimarães-
dc.date.accessioned2018-03-21T13:32:24Z-
dc.date.available2018-03-21T13:32:24Z-
dc.date.issued2010-12-14-
dc.identifier.other21. ed. CDD 370.71-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15876-
dc.descriptionLEITE, J. G. Análise do perfil de professores de ciências do ensino fundamental da Cidade de Patos, PB. 2010. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, é preciso alimentar e propagar a alfabetização das ciências em todas as civilizações. Tendo este pensamento como base, elaborou-se esta investigação com o intuito de traçar o perfil da forma como os professores de ciências, que atuam nas séries do ensino fundamental II, das redes pública e privada, na cidade de Patos-PB, visualizam o ensino desta disciplina. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, um questionário pré-elaborado com 11 questões que foi aplicado entre os meses de Setembro a Dezembro de 2010, junto a uma amostra de 30 docentes. É interessante ressaltar que existem alguns professores que tem consciência da importância de difundir o ensino de ciências já nas séries iniciais, como também da formação do cientista nos primeiros anos de estudo. Em contrapartida, outros docentes puderam expressar que não acreditam que a formação do cientista venha a aflorar no ensino da educação básica. Na investigação, constatou-se que 60% dos entrevistados dispõe de habilitação específica na área de ciências, no entanto, 77% conhecem algum docente que atua sem possuir formação adequada. Ressalta-se que 4% destes professores ainda não concluíram o ensino médio, como também, que 18% estão licenciados a atuarem na área de geografia. O Governo Federal oferece algumas alternativas na tentativa de solucionar o problema, oferecendo ao educador o Decreto 6.755, de janeiro de 2009, que instituiu a Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Sendo assim, o ensino de ciências poderá ser aperfeiçoado com a formação específica dos mesmos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Adrianne Teixeira Barrospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessor de Ciênciaspt_BR
dc.titleAnálise do perfil de professores de ciências do ensino fundamental da Cidade de Patos, PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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