Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15887
Título: Uma análise sobre as dificuldades da ressocialização de pessoas em privação de liberdade no Brasil
Autor(es): Nascimento, Mêire Cristiane Santos
Palavras-chave: Sistema penitenciário
Ressocialização
Sistema carcerário
Lei de execução penal
Criminalidade
Data do documento: 15-Mar-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente trabalho foi idealizado a partir da experiência de estágio supervisionado obrigatório em Serviço Social, realizada na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no qual foi possível acompanhar o projeto de ressocialização de apenados intitulado “Cidadania é Liberdade” tendo como o eixo o trabalho, supervisionado pelas assistentes sociais da Pró-reitoria citada. Neste estudo objetivamos analisar a ressocialização de pessoas em privação de liberdade no Brasil buscando identificar as principais dificuldades enfrentadas nesse processo. O estudo foi de natureza qualitativa e teve por base a pesquisa bibliográfica e documental, com base em autores como Vergara (2002), Guirardi & Monolescu (2009), Dall’agno (2010), a Lei de Execução Penal de 1984 e a Constituição Federal de 1988. Os resultados da investigação apontam que a sociedade espera que o indivíduo privado de liberdade esteja ressocializado após o cumprimento da pena, para que não volte a cometer crimes. Porém, o Sistema Carcerário Brasileiro encontra-se em crise e não oferece condições dignas aos presos. A problemática encontra-se no descumprimento dos princípios da Lei de Execução Penal e dos direitos dos encarcerados, e na falta de interesse do Estado em melhorar as instituições de acolhimento e os métodos ressocializadores, gerando um sistema que, em face de reinserir o indivíduo na sociedade, apenas propicia um ciclo vicioso de estimulo à violência. A ressocialização através do trabalho promove a dignidade da pessoa humana e é apontada como um meio eficaz de reabilitação de presos, entretanto a grande parte dos apenados no Brasil não tem acesso.
Descrição: NASCIMENTO, M. C. S. Uma análise sobre as dificuldades da ressocialização de pessoas em privação de liberdade no Brasil. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15887
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mêire Cristiane Santos Nascimento.pdf7.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.