Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15892
Título: Cante lá que eu canto Marx: traços marxistas na obra Patativa do Assaré
Autor(es): Almeida, Carlos Alberto de
Palavras-chave: Exploração
Expropriação
Mais-valia
Miséria
Propriedade
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: O presente Artigo tem como objetivo apresentar ao mundo acadêmico-filosófico “Patativa do Assaré” − campesino com erudição poética e comprometimento social – em “CANTE LÁ QUE EU CANTO MARX: traços marxistas na obra de Patativa do Assaré”, numa analgia à obra do filósofo prussiano e pretendendo, a um só tempo, exaltar a luta, o engajamento e a resistência peculiares ao nordestino marcado pelos contrastes impostos pela natureza mais a luta de classes que, embora apregoada por Karl Marx, é tão acentuada quanto negada nestes tempos de globalização, prosperidade, riqueza e opulência para uns poucos; toda a sorte de espoliação e miséria para muitos homens, mulheres, jovens e crianças mundo afora. Na elaboração do presente trabalho investigou-se textos de Lukács, Marx e Rousseau dentre outros autores, além, evidentemente, da coletânea de poemas “Cante lá que eu canto cá – Filosofia de um trovador nordestino”, obra cordelística carregada de identidade e riquíssima oralidade, suscitando uma leitura acurada do mundo ao seu redor. “Patativa do Assaré”, assim alcunhado pela similaridade com o canto melodioso e triste da ave patativa traz, no mesmo canto, aspectos concernentes às temáticas da exploração, expropriação, mais-valia, miséria e propriedade fato que o remete à condição de filósofo e trovador, como sugere o subtítulo da coletânea: “Filosofia de um trovador nordestino”, premissas que aqui se almejam confirmar até às Considerações Finais.
Descrição: ALMEIDA, C. A. de. Cante lá que eu canto Marx: traços marxistas na obra Patativa do Assaré. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15892
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Alberto de Almeida.pdf13.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.