Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15896
Título: Gordofobia: as vozes da opressão no gênero piada
Autor(es): Sampaio, Flávia Alves
Palavras-chave: Análise do discurso
Dialogismo
Piada
Preconceito
Gordofobia
Data do documento: 22-Fev-2018
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo observar que o gênero discursivo piada possui recursos que vão muito além do fazer sorrir, com uma abordagem ligada ao preconceito relacionado à gordofobia, percebemos que a ideologia aborda questões de consciência social que são polêmicas em nossa sociedade, fazendo com que o “juízo” preconcebido e a desmoralização seja propagada através do discurso humorístico. Por isso, o questionamento que impulsionou nossa pesquisa foi para contribuir nos estudos dos sentidos discursivos da gordofobia no gênero piada, por ser um tema ainda pouco trabalhado, particularmente, na perspectiva do humor. Em que o preconceito, na figura gorda, no convívio social provoca malefícios advindos dos conteúdos engraçados. Com isso, visando a realização desta pesquisa, foi analisado o sentido discursivo da gordofobia no gênero piada. A importância desta pesquisa justifica-se por contribuir no incentivo de fomentar novas pesquisas com essa temática que acarrete possibilidades de reflexão sobre o discurso dialógico e o discurso gordofóbico. Assim, orientada por estas preocupações, a pesquisa terá como objetivo geral investigar o discurso gordofóbico mascarado no discurso humorístico; e como objetivo específico refletir sobre as práticas do discurso opressor no cotidiano familiar e social na "figura gorda", tendo como gênero discursivo, a piada, que fomenta e dissemina a intolerância. Com essa percepção, a pesquisa contribuiu para socialização e disseminação de interesse sobre a temática, ajudando posteriormente em debates que envolva o tema. Como aporte teórico na Análise Dialógica do Discurso, o trabalho contou com as contribuições teóricas de Bakhtin (1997, 2003, 2006), Possenti (1998, 2002, 2014), Bérgson(2001).
Descrição: SAMPAIO, F. A. Gordofobia: as vozes da opressão no gênero piada. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15896
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia Alves Sampaio.pdf11.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.