Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15898
Título: Avaliação do consumo de água dos lava-jatos no bairro do Catolé em Campina Grande - PB
Autor(es): Rodrigues, Havner Mendonça
Palavras-chave: Consumo de água
Serviço de lavagem de veículo - lava-jato
Impacto ambiental
Reutilização de água
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: A presente pesquisa realizou uma abordagem sobre uma avaliação do consumo de água na cidade de Campina Grande-PB mais especificamente no bairro do Catolé, por parte do setor de serviço de lavagem de veículos (Lava-Jato), que se mostra crescente devido ao aumento significativo de veículos na cidade. Os índices mensais e anuais de água consumida para essa finalidade, de lavagem de veículos, e a potencialidade hídrica superficial e subterrânea da cidade de Campina Grande, que é muito baixa devida sua localização geográfica, sua formação geológica e os volumes de recargas majoritariamente menor em relação ao volume do consumo cada vez maior exigido. Os impactos ambientais causados por parte das empresas, apresentação de um questionário usado na metodologia que traz resultados do grande consumo de água superficial e subterrânea consumida para o fim da lavagem de veículos, nos oito postos de lavagem. Este trabalho não é contrário a prática da lavagem de veículos nesses empreendimentos, pois eles interagem significativamente com a economia da localidade, mas sim de alertar para um consumo consciente, educação ambiental e apresentar alternativas que visem a reutilização da água, captação de água da chuva, cumprimento das leis ambientais vigentes na legislação.
Descrição: RODRIGUES, H. M. Avaliação do consumo de água dos lava-jatos no bairro do Catolé em Campina Grande - PB. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15898
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Havner Mendonça Rodrigues.pdf8.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.