Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15899
Título: A utilização da literatura regionalista como recurso metodológico para o estudo do semiárido brasileiro nas aulas de geografia
Autor(es): Silva, Ana Paula da
Palavras-chave: Ensino de geografia
Recursos metodológicos
Literatura regionalista
Semiárido brasileiro
Data do documento: 27-Fev-2018
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição da utilização da literatura regionalista como recurso metodológico no processo de ensino e aprendizagem geográfica. A pesquisa desenvolveu-se fundamentada numa perspectiva qualitativa, de cunho fenomenológico, a partir do desenvolvimento de um projeto de intervenção didáticopedagógica, realizado em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, no turno da tarde na Escola Estadual Assis Chateaubriand, a partir do Subprojeto de Geografia/PIBID/UEPB. A escola encontra-se localizada na cidade de Campina Grande-PB. O mencionado projeto foi desenvolvido no ano de 2015, no intuito de aprimorar o ensino de Geografia na referida unidade de ensino, bem como fortalecer a minha formação inicial enquanto bolsista do PIBID. As obras da literatura regionalista “O Quinze”, de Raquel de Queiroz, “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna e “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos levaram os alunos a compreenderem o processo socioeconômico ocorrido ao longo do tempo na região Semiárida brasileira, o que despertou o interesse em estudar e conhecer o lugar de vivência, contribuindo positivamente para o processo de ensino e aprendizagem. O uso desse recurso auxiliou na compreensão dos conteúdos abordados, tornando as aulas de Geografia mais dinâmicas e atraentes. Além disso, as obras trabalhadas apresentaram-se como uma excelente ferramenta facilitadora para a efetivação do processo de ensino e aprendizagem geográfica, haja vista os alunos terem despertado um olhar crítico e reflexivo, na medida em que buscavam compreender as relações socioespaciais existentes no seu lugar, mais profundamente.
Descrição: SILVA, A. P. da. A utilização da literatura regionalista como recurso metodológico para o estudo do semiárido brasileiro nas aulas de geografia. 2018. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15899
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula da Silva.pdf9.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.