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dc.contributor.authorSantos, Alane Karenn da Silva Meira-
dc.date.accessioned2018-03-21T16:46:02Z-
dc.date.available2018-03-21T16:46:02Z-
dc.date.issued2018-02-21-
dc.identifier.otherCDD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15902-
dc.descriptionSANTOS, A. K. da S. M. Concepções de criança e as diretrizes pedagógicas destinadas a educação infantil. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo discutir os fundamentos teóricos que abordam a concepção de criança ao longo da história, resgatando sua importância e fazendo uma análise contemporânea da evolução da infância, bem como de abordagens psicológicas em relação à infância, com vistas a um melhor entendimento das diretrizes pedagógicas destinadas a esse nível de desenvolvimento. Existem discussões sobre aspectos histórico-culturais e sociais da infância, também sobre a concepção de criança nas políticas públicas, além disso, serão abordadas suas formações psíquicas, assim como, seu desenvolvimento e aprendizado. As representações de infância atuais têm origem em um processo cultural, histórico, político, econômico, social e ideológico construído nas sociedades. Segundo Durkheim (1973 apud Moura Et al, 2013), os fatos sociais precedem o indivíduo e possuem existência própria, são externos a ele e estão além de seu controle e vontade, uma vez que a sociedade e todos os seus padrões já estão postos quando o indivíduo nasce. Quanto aos procedimentos de investigação, foi realizada uma pesquisa bibliográfica descritiva, desenvolvida com base em informações teóricas, através do estudo exploratório, extraído de materiais publicado em livros, revistas, artigos, internet e outras publicações sobre o assunto, com contribuições de autores renomados como Ariés (1981), Vygotsky (1998) Piaget (2003), Wallon (1986) e Freud (1994a) visando dar suporte teórico para este trabalho. A partir da sua execução foi possível concluir que é de suma importância à compreensão aprofundada dos temas abordados, assim como das discussões acadêmicas, do debate nacional das políticas e das diretrizes pedagógicas, para que mudemos o olhar sobre como a criança tem sido concebida pela educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Soraya Maria Barros de Almeida Brandãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEvolução da infânciapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.titleConcepções de criança e as diretrizes pedagógicas destinadas a educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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