Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15903
Título: Modos de educar, formas de resistência: a capoeira na educação informal (2003-2017)
Autor(es): Duarte, Thiago Melo
Palavras-chave: Educação inclusiva
Cultura afro-brasileira
Capoeira
História cultural
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: A cultura afro-brasileira através da Capoeira vem adquirindo relevância por seu caráter de abrangência social, integrando uma diversidade de sujeitos sociais. Na comunidade do Jardim Continental em Campina Grande – PB, as atividades educativas desenvolvidas com a capoeira numa perspectiva de educação informal tem possibilitado articular a cultura afro-brasileira e as tradições da ancestralidade africana e a comunidade. Nosso objetivo geral é analisar a ação educativa da Capoeira a partir do projeto capoeira inclusiva na comunidade do Jardim Continental em Campina Grande – PB. Utilizamos como referencial teórico os estudos de Pessavento (2012), Burke (2005), Certeau (1998) e Cuche (1999). A metodologia proposta foi a História oral para compreender as tradições, rituais e fundamentos desta manifestação cultural. Trabalhamos com fontes imagéticas e entrevistas semiestruturadas. Portanto as ações educativas na comunidade do Jardim Continental tem promovido uma formação cidadã para crianças, jovens e adultos. Finalizamos com a nossa análise apresentando a dimensão educativa, histórica e cultural deste programa inclusivo com a Capoeira.
Descrição: DUARTE, T. M. Modos de educar, formas de resistência: a capoeira na educação informal (2003-2017). 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15903
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Melo Duarte.pdf12.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.