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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15904
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sobral, Renally Gabriele de Vasconcelos | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-21T16:47:16Z | - |
dc.date.available | 2018-03-21T16:47:16Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 401.41 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15904 | - |
dc.description | SOBRAL, R. G. de V. Por que só as princesas se dão bem?: representações de gênero na literatura infanto-juvenil. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Muito se discute, dentro da crítica literária, sobre como as obras podem influenciar seus leitores. A grande maioria dos textos lidos por crianças tem um pesodiferenciado em suas formações cognitivas, assim como em sua formação cultural e ética, inclusive acerca das questões sobre gênero. É certo que os contos infantis estão repletos de questões desse cunho, embora muitas vezes elas apareçam apenas implícitas nos textos,e podem apresentar considerável influência na formação das crianças. Diante dessa problemática, analisamos neste artigo os marcadores de gênero apresentados no conto contemporâneo Por que só as princesas se dão bem?, deThalita Rebouças (2013). Teoricamente, este trabalho é embasado nas teorias de gênero, como as desenvolvidas por Beauvoir (2009), Rubin (1993) e Adichie (2015), bem como nas teorias literárias de Lajolo e Zilberman (2007), Cademartori (2010), Hunt (2010),dentre outros teóricos, além de estudos da psicanálise, como Freud (1973) e Bruno Bettelheim (2014). Este trabalho se justifica por ampliar as discussões de gênero na literatura infantil contemporânea,diante da importância desse tipo de debate dentro do contexto de opressão que vivemos em nosso país. Frenteao que foi analisado, verificou-se que a nova literatura tem tentado, com algum êxito, repensar as formas de retratar as diferenças de gênero, sociais ou culturais, nos contos infantistendo em vista a sua grande influência na formação das crianças,apontando para algumas questões, como, por exemplo, a relação homem e mulher referente ao público e ao privado, os casamentos nas sociedades, aparência/corpo e a busca pelo príncipe encantado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Micaela Sá da Silveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Teoria de gênero | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.title | Por que só as princesas se dão bem?: representações de gênero na literatura infanto-juvenil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
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